Recentemente o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil) divulgou uma relação em forma de lista na qual constam os carros vendidos no Brasil que apresentam um valor mais alto de reparabilidade, considerando o ano de 2016.
Dentre os carros que figuram na lista da CESVI podemos extrair os que apresentam maior dificuldade para o conserto (por exemplo, em caso que ocorra um acidente).
Classificação por Índice
O órgão utilizou um índice para a mensuração, sendo que foram considerados preços de peças, além de possível facilidade para a reparação dos veículos.
Observando os índices será possível verificar que quanto mais alto ele for, maior será o custo com conserto.
Os 10 veículos com preço de conserto mais elevado
A lista iniciará apresentando os de menor índice, aumentando até o maior custo, ou seja, em ordem crescente:
- Fiat Uno, um dos populares da linha Fiat, 40 pontos
- Peugeot 408, empatado com o Fiat Uno, entre os de “conserto menos caro”, 40 pontos
- Ford Ecosport, da linha mais robusta, mesmo assim é um dos menores custos da lista, 40 pontos
- Fiat Grand Siena, figura aumentando o custo de reparação, 43 pontos
- Fiat Bravo, mais um da linha Fiat, 44 pontos
- Fiat Palio Fire, outro popular Fiat, porém com custo de conserto alto, 44 pontos
- Fiat Linea, um sedã mais luxuoso, ainda da Fiat, 46 pontos
- Peugeot 308, o segundo da Peugeot a figurar em nossa lista, 48 pontos
- Fiat Palio, o modelo mais novo do Palio, 49 pontos
- Citroën C4 Lounge, o mais luxuoso da lista é também o de custo de reparo mais elevado. Ficando na pior posição em termos de conserto o Citroën C4 Lounge alcançou os 52 pontos.
Portanto, podemos concluir a lista dos 10 com maiores índices de valor de reparo, com a Fiat apresentando 6 modelos, Peugeot 2 modelos, a Citroën com 1 (o campeão) e a Ford com 1 também.
Ao se adquirir um veículo existem, muitos fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo: consumo, espaço, conforto, dirigibilidade e custo de reparo. Porém, não é aconselhado analisar um tópico apenas e sim o conjunto que forma o custo x benefício.