Luandre prevê aumento de 18% para contratações de temporários para o Natal

São Paulo (SP) – Os levantamentos recentes sinalizam uma melhora no quadro empregatício. Na Luandre, maior consultoria de RH do país, também há otimismo. As vagas de temporários para o final de ano já são maiores que no mesmo período do ano passado. “O mercado se mantém em aquecimento e a nossa expectativa é crescer 18% em relação a 2016 em número de vagas temporárias para o final de ano”, afirma Fernando Medina, diretor de operações da Luandre.

As primeiras contratações de temporários para a indústria, começaram na segunda quinzena de junho, quando foram disponibilizadas vagas para demanda de final de ano. Espera-se um aumento de até 18% de vagas temporárias para Natal — tanto para indústria quanto para varejo — em relação ao ano passado. Atualmente, ao todo, a Luandre tem 500 vagas temporárias para a indústria e logística.

O Levantamento do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged), divulgado em julho, identificou que foram criadas mais de 67 mil vagas formais de trabalho, ou seja, o primeiro resultado positivo referente à criação de empregos no Brasil desde 2014 – 7.523.289 contratações nos primeiros seis meses de 2017 contra 7.455.931 demissões.

O Índice Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getúlio Vargas, outro indicador importante de criação de empregos no Brasil, apresentou um patamar positivo demostrando otimismo ao mesmo tempo que o Índice Coincidente de Desemprego (ICD) apresentou forte retração nos últimos meses, indicando alguma percepção de melhora na margem no mercado de trabalho. De acordo com Fernando de Holanda Barbosa Filho, Economista da FGV/IBRE a expectativa de melhora nos próximos meses deve continuar enquanto o Bacen estiver reduzindo a taxa de juros, o que deve estimular a economia ao longo do ano. No entanto, a melhoria da situação atual no mercado de trabalho ainda deve ser lenta.

Lenta, porém gradual e em linha ascendente diz Fernando Medina, diretor de Operações da Luandre. “Historicamente as contratações começam em agosto e em setembro. Em 2017, porém, notamos um mercado bem mais confiante sim. A indústria começou a contratação mais cedo, em junho”, conta o executivo.

A Luandre já fechou grandes contratos com empresas das áreas industrial, logística e varejo que necessitarão de mão-de-obra extra para atender à demanda de fim de ano. É neste momento que as vagas temporárias são uma excelente ferramenta para ajustar a produtividade e driblar a crise, que persiste, embora dê sinais de melhora.

A situação se mostra positiva não apenas para os contratantes, mas também para os contratados. Com a nova legislação do trabalho temporário, que permite o aumento do período de contrato de 90 para 180 dias, com possibilidade prorrogação para mais 90 dias, os profissionais podem ter mais tempo para mostrar o seu trabalho, o que aumenta muito a chance de serem efetivados após finalizado o contrato, conclui Medina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo