Lula x Bolsonaro: veja quem elegeu mais prefeitos nas capitais

Urnas revelaram um desempenho aquém do esperado do PT e do PL nas eleições municipais

No segundo turno das eleições, PT e PL vão reeditar a disputa da última corrida presidencial em duas capitais do país: Cuiabá e Fortaleza. Em outras três capitais, candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro vão se enfrentar em 27 de outubro.

Lula x Bolsonaro

Foto: Reprodução

Nas capitais, o desempenho dos candidatos apoiados por Bolsonaro foi melhor do que o das candidaturas apadrinhadas por Lula.

Bolsonaro viu quatro nomes endossados por ele serem eleitos no domingo: em Florianópolis, Boa Vista, Rio Branco e Maceió. Lula pôde comemorar duas vitórias: a de João Campos, no Recife, e a de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro.

No segundo turno, Bolsonaro terá 14 candidatos em capitais, enquanto Lula, apenas cinco. Em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Cuiabá e Natal teremos confrontos entre candidatos dos dois.

As urnas revelaram um desempenho do PT, de Lula, e do PL, de Bolsonaro, aquém do esperado. Apesar do aumento do total de prefeituras sob o comando do Partido dos Trabalhadores quando comparado a 2020, a sigla está longe dos números dos primeiros governos de Lula. Já o PL, que chegou a falar na eleição de mil prefeitos este ano, emplacou pouco mais da metade disso.

Na avaliação de Altineu Côrtes do líder do PL na Câmara, o eleitor deu uma vitória à direita e aos partidos de centro. “Eu acho que é um recado claro para 2026. O PL sai grande da eleição, mas entendendo a necessidade e a importância do diálogo com o centro. A centro-direita sai muito fortalecida e o presidente Bolsonaro mostrando o seu prestígio no Brasil afora é um recado muito forte para as eleições de 2026”.

Já para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o resultado mostra um partido em reconstrução. “Nenhum partido sofreu o que o PT sofreu nesses últimos tempos, isso vem de 2016 pra cá de forma muito intensa, nós tivemos muitos problemas, acho que agora a gente começa esse processo de recuperação, que teve em 2022 com a eleição do Lula um momento muito importante, e agora a recuperação dos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo