Márcia Portes, a principal representante feminina do Quebra-Mar no Festival Santos de Longboard

Santista por opção surfa diariamente no “palco” do campeonato.

Surfista Marcia Portes – Foto: Luciano Cabal

Surfista Marcia Portes – Foto: Luciano Cabal

Num dos picos mais famosos do surf brasileiro e que tem como “dono do pedaço” o ícone Picuruta Salazar, sem dúvida, um dos maiores nomes do País no longboard, uma mulher se destaca diariamente surfando nos pranchões. Carioca de nascimento e santista por opção, Márcia Portes sempre está nas ondas do Quebra-Mar e será a principal representante feminina da área no Festival Santos de Longboard.

A competição, com patrocínio da Rumo Logística, será realizada nos dias 16 e 17 de abril ou 23 e 24, no final de semana que oferecer melhores condições de ondas, reunindo várias gerações dos pranchões. Na disputa feminina, Márcia espera fazer bonito. Afinal, estará em frente de casa e conhece muito bem o local que escolheu para morar desde que o seu filho Noa nasceu, há 11 anos.

“Fico muito feliz por este campeonato acontecer aqui em Santos. As ondas do Quebra-Mar são perfeitas para a categoria. Sei que muitos surfistas de alto nível virão e além da linda festa, será uma celebração ao mais puro surf longboard. De volta às origens”, afirma Márcia, com a vivência de quase duas décadas na modalidade.

Surfista Marcia Portes – Foto: Gustavo Antelmi

Surfista Marcia Portes – Foto: Gustavo Antelmi

Aos 43 anos de idade, a jornalista tem uma relação forte com o Quebra-Mar. “Quando surfei a primeira vez nessa onda ainda morava no Rio de Janeiro. Hoje, estou todo dia dentro d’água. De manhã, meu filho vai para o colégio e vou surfar. Se der um tempinho, o Noa pede para eu surfar com ele. Então pegamos um final de tarde juntos. Sou orgulhosa por ter um filho também surfista. É uma sensação única. Ele adora este nosso contato com o mar”, diz.

“É fantástico saber que ele já surfava no Quebra-Mar, dentro da minha barriga e hoje, com 11 anos, compete no Circuito Santos Surf”, acrescenta Márcia, que começou a surfar de longboard em 1998, na Prainha, Rio de janeiro. “Eu era bodyboarder e resolvi ficar em pé em uma prancha. Me identifiquei com o longboard, pois já andava com a turma dos longboarders da praia da Macumba. Amei desde o início”, conta.

A manobra que mais gosta é o tradicional caminhar na prancha até o bico. “O surf em uma prancha de nove pés é muito lindo de se ver e de fazer. Existe o controle, o caminhar, o deslizar na água. O longboard representa para mim uma conexão pura e única com o meu corpo, minha alma, o mar, a natureza”, relaciona.

A paixão pelo longboard levou Márcia longe. Resolveu morar na Califórnia/EUA, para ver de perto os melhores do mundo da modalidade, Daiyze Shayne e Joel Tudor, surfistas californianos que admira. Participei de dois mundiais na Costa Rica, era a única brasileira no evento. Foi um aprendizado fantástico”, recorda a atleta patrocinada por Viking Surfboards, Biquínis Água Marinha, Almir Salazar Shaper e Ripcord Leashes e Brazilian Creations (Tucano Glasser).

Surfista Marcia Portes – Foto: Lairton Carvalho

Surfista Marcia Portes – Foto: Lairton Carvalho

“Dou os parabéns para a Associação Santos de Surf, que eu meio a esta crise financeira nacional, onde várias empresas enxugaram despesas e estão receosas quanto ao futuro do País, acreditou em uma modalidade que foi, literalmente, deixada de lado e resolveu apostar alto no longboard nacional. Estou pronta para receber todos os amigos que fiz durante os anos de Circuito Brasileiro de Longboard Profissional”, completa.

Com pranchas New Advance como premiação e tendo como objetivo a confraternização e o resgate da modalidade, o evento contará com seis categorias: open, júnior (até 20 anos), feminina, kahuna (45 a 49 anos), gran kahuna (50 a 59 anos) e pioneiros (60 anos em diante). Os melhores do evento também serão contemplados com kits da Cinza General Store, Rubber Stick, Fu Wax Parafinas e Okumura Temakeria.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Stick, Fu Wax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Alma Quilhas, Tábua Havaiana, Vitshop Semes e Fupes. Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo