O desempenho da agropecuária sul-mato-grossense e brasileira nas últimas décadas e o trabalho desenvolvido pela comunidade científica foram os assuntos abordados pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, em evento realizado nesta sexta-feira (18), para os oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
A apresentação aconteceu na sede da Fiems – Federação da Indústria de MS, como parte da programação da Visita de Estudos do Exército, e teve como tema o ‘Panorama do agronegócio de Mato Grosso do Sul’.
“Nosso estado se destaca no cenário nacional ao ocupar o 2º lugar no ranking nacional de produção de carne bovina; a quinta produção de soja; e a quarta em produção de milho”, destacou Saito.
Em nível nacional, Saito falou da primeira posição que o Brasil ocupa no ranking mundial de produção e de exportação de café, açúcar e suco de laranja. “Os números demostram o quanto a agropecuária brasileira tem um significado bastante elevado para a produção mundial”, salientou.
Sobre o desenvolvimento do agro, o presidente da Federação afirmou: “A evolução que Mato Grosso do Sul registra em produção e produtividade, sem dúvida, é resultado do intenso e valioso trabalho desenvolvido pela comunidade científica, que disponibiliza ciência e inovação com sustentabilidade aos nossos produtores rurais”.
Para o major André Luis Frigato, a palestra proporcionou uma significativa complementação aos estudos dos oficiais.
“O que o presidente destacou sobre as potencialidades do agro de Mato Grosso do Sul, os desafios, as parcerias e as conquistas vem ao encontro dos nossos estudos a respeito da história e representatividade do estado. Para nós, ter esse conhecimento amplo é muito importante”.
Participaram do evento, o presidente do MNP – Movimento Nacional de Produtores, Rafael Gratão, o gestor do Departamento Jurídico do Sistema Famasul, Carlo Daniel Dolbelli, e o assessor técnico do Sistema Famasul, Josiel Quintino.