Megarecall de Airbags: Nissan convoca mais 69.318 carros no Brasil

Defeito é grave e afeta os modelos Livina, Livina X-Gear, Grand Livina, Tiida e Tiida sedã

O impacto do megarecall de airbags em veículos produzidos pela Nissan do Brasil ficou ainda maior nesta segunda-feira (19). A montadora anunciou nesta manhã que irá substituir os airbags de 69.318 de seus carros para evitar que eles explodam e causem lesões aos passageiros. Os airbags foram produzidos pela empresa Takata e apresentam um defeito de fabricação que já causou 11 mortes em todo o mundo. No Brasil, mais de 2 milhões de carros podem apresentar o defeito e devem ter os airbags substituídos gratuitamente.

Nissan Livina (Foto: Divulgação)

Desta vez, o recall atinge os modelos Livina, Livina X-Gear, Grand Livina, Tiida, e Tiida sedã. Os donos destes carros devem entrar em contato com a Nissan para agendar uma data para a substituição dos airbags. Os reparos duram cerca de uma hora e, conforme exigido por lei, são gratuitos. O recall pode ser feito mesmo se as manutenções do carro não estiverem em dia.

No total, foram convocadas desta vez 37.801 unidades dos modelos Livina e Livina X-Gear e outras 8.360 unidades do Grand Livina. Estes carros foram fabricados entre novembro de 2008 e dezembro de 2011 no Brasil. Além disso, foram listados neste recall 27.899 unidades do Tiida hatch, fabricadas entre maio de 2007 e dezembro de 2011. As 1.258 unidades restantes são do modelo Tiida sedã, fabricadas entre agosto e dezembro de 2011. Tanto o Tiida hatch quando o Tiida sedã foram produzidos no México.

Nissan Tiida (Foto: Divulgação)

Nissan Tiida (Foto: Divulgação)

Chassis convocados

Nissan Livina e Livina X-Gear: chassis de 94DTBAL109J193564 até 94DTAFL10CJ881447

Nissan Grand Livina: chassis de 94DJBAL109J219316 até 94DJBAL10CJ991451

Nissan Tiida: chassis de 3N1BC13D18K190001 até 3N1BC1CD1CL360182

Nissan Tiida sedã: chassis de 3N1BC1AD4CK196600 até 3N1BC1AD5CK231998

O defeito

A falha afeta carros que foram equipados com um tipo específico de airbag. Eles contam com um componente químico chamado de nitrato de amônio, que deteriora quando entra em contato com umidade e altas temperaturas. Nesses casos, a reação química que faz com que as bolsas de segurança sejam infladas acontece mais rápido do que o previsto. Assim, a cápsula metálica que abriga o nitrato de amônio não resiste à pressão maior do que a esperada e pode se romper.

Fragmentos metálicos desta cápsula podem ser projetados contra os passageiros, causando lesões graves e risco de morte. Nos Estados Unidos, mesmo passageiros que se envolveram em acidentes leves acabaram morrendo depois de feridos pelos metais. Vale ressaltar, porém, que não há qualquer registro de que a falha tenha ocorrido em algum carro vendido no Brasil. Em entrevista exclusiva à Autoesporte, Airton Evangelista, presidente da Takata Brasil, falou sobre a gravidade do caso pela primeira vez à imprensa brasileira: “Para todo mundo que eu puder recomendar, digo: faça o recall do seu carro”.

Chevrolet Spin x Nissan Grand Livina (Foto: Fabio Aro)

Chevrolet Spin x Nissan Grand Livina (Foto: Fabio Aro)

Direitos do consumidor

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo “observações” do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

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