Por ocasião do primeiro aniversário de morte de Pelé, em 29 de dezembro de 2022, o papa Francisco enviou uma mensagem lida durante a homenagem ao Rei no Santuário Arquidiocesano de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (30).
O pontífice citou a Primeira Carta aos Coríntios, na qual o apóstolo São Paulo traça “um notável paralelo entre os esforços do atleta no estádio e a vida cristã”.
Leia também:
• Viúva denuncia empresário de Pelé responsável por testamento
• Justiça de SP determina cumprimento de testamento de Pelé
• Teste de DNA de suposta filha de Pelé dá negativo, diz jornal
“Muitas das virtudes necessárias para praticar uma atividade esportiva, como a perseverança, a constância e a temperança, também fazem parte das virtudes cristãs”, escreveu Francisco, segundo o Vatican News.
“Além disso, o esporte bem praticado é uma oportunidade para fortalecer os laços de verdadeira amizade e fraternidade entre homens e mulheres que o praticam, mas também entre os povos, nas competições internacionais das várias disciplinas esportivas”, acrescentou.
Para o papa Francisco, Pelé foi “sem dúvida um atleta que manifestou essas características positivas do esporte em sua vida”.
“Sua lembrança permanece indelével na mente de muitos e incentiva as novas gerações a enxergar o esporte como um meio de fortalecer os laços de unidade entre todos”, acrescentou.
A mensagem foi lida pelo cardeal do Rio, dom Orani Tempesta.
Como parte das homenagens, a camisa 10 de Pelé na seleção brasileira foi projetada no Cristo Redentor.