Mercedes-Benz Classe A vira híbrido leve, atualiza o design e chega ao Brasil em 2023

Hatch e sedã passaram pelo que pode ser o último facelift antes de saírem de linha

Mercedes-Benz Classe A

Mercedes-Benz Classe A (Foto: Divulgação)

Quatro anos após o lançamento da atual geração, o Mercedes-Benz Classe A acaba de passar por uma reestilização. E já tem data para chegar ao Brasil: primeiro semestre do ano que vem. A má notícia é que essa pode ser a última mudança do Classe A antes da Mercedes tirar de linha sua família de carros compactos, o que deve acontecer em 2025, reforçando a ideia de que esse é o “tapa” derradeiro no design.

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As alterações foram concentradas na dianteira. A grade foi redesenhada e agora traz um padrão semelhante ao do Classe C, com pequenas estrelas de três pontas alusivas ao símbolo da marca, o para-choque é novo e os faróis trazem assinatura de LED atualizada. Atrás, as lanternas mantiveram o formato, mas têm um novo arranjo interno. Há ainda novas opções de rodas com diâmetro de até 19 polegadas.

O pacote de equipamentos foi reforçado. As versões de entrada dos europeus agora saem de fábrica com câmera de ré e volante de couro. Já o assistente virtual MBUX foi atualizado para a versão de última geração.

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O novo Classe A ainda traz melhoria nos recursos de assistência à condução. O estacionamento autônomo agora consegue fazer balizas longitudinais com visualização de 360 graus dos arredores.

Mercedes-Benz Classe A

Mudanças no Mercedes-Benz Classe A estão concentradas na dianteira (Foto: Divulgação)

Nas motorizações, os europeus terão apenas opções eletrificadas. E há uma enorme variedade. No caso do Classe A hatch, há nove combinações:

  • dois híbridos plug-in combinando o motor 1.3 turbo a gasolina com um elétrico;
  • dois híbridos leve com o mesmo propulsor 1.3, mas com sistema auxiliar de 48 volts;
  • dois híbridos leve com motor 2.0 turbo a gasolina e sistema auxiliar de 48 volts;
  • três híbridos leve com motor 2.0 turbodiesel

A boa notícia é que a única versão disponível no Brasil, A 250, também recebeu a adição de um alternador e sistema elétrico de 48 volts, que garante 13,4 cv a mais em relação aos 224 cv do motor 2.0 turbo.

Mercedes-Benz Classe A

Mercedes-Benz Classe A pode sair de linha em 2025 (Foto: Divulgação)

As versões preparadas pela AMG também trazem um sistema elétrico auxiliar. Da mesma forma que as demais, há 13,4 cv extras em situações específicas. Porém, os 306 cv do motor 2.0 turbo da configuração A 35 foram mantidos.

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Visualmente, os destaques são a grade Pan-americana típica dos AMG e a troca do emblema redondo sobre o capô. Sai a insígnia com a estrela de três pontas, entra o logotipo da preparadora.

Mercedes-AMG A 35

Mercedes-AMG A 35 agora traz emblema da preparadora, e não mais da estrela de três pontas (Foto: Divulgação)

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