Mesmo registrada no Brasil, nova BMW Série 3 Touring não será vendida aqui

Nova geração da perua ficou maior e mais tecnológica, mas esbarra na preferência nacional pelos SUVs

Traseira tem novas lanternas e para-choque e vidro mais largo (Foto: Divulgação)

Traseira tem novas lanternas e para-choque e vidro mais largo (Foto: Divulgação)

A BMW vai aumentar a família do Série 3 com a station wagon Touring, que chega à sexta geração. Curiosamente, o desenho do modelo havia sido registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em outubro do ano passado, logo após a estreia do sedã. Mas o Série 3 Touring não deve chegar ao mercado brasileiro, já que o segmento de SUVs praticamente aniquilou o de peruas no país.

Em relação à geração anterior, a station wagon está 7,6 cm maior no comprimento, que chega a 4,71 m; 1,6 cm na largura, agora com 1,83 m; 1,1 cm na altura, que passa a 1,44 m; e 4,1 cm na distância entre-eixos, que soma 2,85 m. Já o peso diminuiu em 10 kg graças à nova plataforma CLAR e ao uso mais extensivo de alumínio e fibra de carbono.

Dianteira tem as mesmas linhas do sedã (Foto: Divulgação)

Dianteira tem as mesmas linhas do sedã (Foto: Divulgação)

O porta-malas, grande chamariz desse tipo de veículo, tem 500 litros de capacidade – 5L a mais que o antecessor – e pode chegar aos 1.510 litros com o banco traseiro rebatido.

No design, não há grandes surpresas na dianteira, uma vez que a perua tem o mesmo estilo do sedã. Já a traseira recebeu lanternas de LEDs mais finas, as luzes de neblina ficaram mais altas, o vidro traseiro ganhou 20 mm na largura e há um novo para-choque com saída dupla de escapamento nas extremidades.

Instrumentos ficaram mais ergonômicos e focados no motorista (Foto: Divulgação)

Instrumentos ficaram mais ergonômicos e focados no motorista (Foto: Divulgação)

Por dentro, o painel de instrumentos está mais focado no motorista, com comandos mais ergonômicos. As versões de topo M Sport e M Sport Plus contam ainda com painel digital, assistente pessoalque “conversa” com os ocupantes sistema de estacionamento autônomo e tela de 10,25 polegadas no console operada por toque, gestos ou voz.

Porta malas carrega de 500L a 1.510L com os bancos rebatidos (Foto: Divulgação)

Porta malas carrega de 500L a 1.510L com os bancos rebatidos (Foto: Divulgação)

O Série 3 Touring será oferecido com três motores a diesel (com potências que variam entre 150 cv e 265 cv) e três a gasolina (de 184 cv a 374 cv) com quatro ou seis cilindros. Os modelos 318d e 320d usam uma caixa manual de seis marchas, enquanto o restante da gama traz a transmissão automática Steptronic de oito marchas. A versão híbrida plug-in 330e Touring foi prometida para 2020.

Com a nova plataforma, entre-eixos ganhou 4,1 cm (Foto: Divulgação)

Com a nova plataforma, entre-eixos ganhou 4,1 cm (Foto: Divulgação)

A perua será apresentada em um evento em Munique, de 25 a 27 de junho, e começa a ser vendida nos mercados europeus em setembro. Os preços ainda não foram anunciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo