É com o coração apertado, mas com orgulho do dever cumprido, que eu me despeço de Mato Grosso do Sul e da Presidência da CCR MSVia, empresa que ajudei a criar e à frente da qual estive até agora.
Serei sucedido pelo engenheiro Roberto de Barros Calixto, profissional da mais alta capacidade técnica, que responderá com competência e eficácia à condução dos desafios que o Contrato de Concessão apresenta.
A CCR MSVia tem uma das mais competentes equipes do Grupo CCR, com apenas 5% do contingente trazido de outros Estados. A maioria de nosso quadro de colaboradores é composta por uma jovem e eficaz equipe formada e treinada com quadros sul-mato-grossenses.
Vou para São Paulo assumir novos desafios no Grupo CCR. Mas não posso sair sem agradecer profundamente a compreensão e o apoio dos usuários sul-mato-grossenses.
Agradeço às autoridades estaduais e municipais, que entenderam a grandiosidade do projeto.
Meus agradecimentos também para os profissionais da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), pela fiscalização da concessão.
Da mesma forma, agradeço à Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso do Sul, parceira fundamental na redução da violência do tráfego.
Foram quase três anos de muita luta, muito trabalho e grandes resultados.
Conforme prometi, em março de 2014, estamos transformando a BR-163/MS em Rodovia da Vida. O número de mortes em acidentes reduziu em 25%, comparando-se dados de 2013 e de 2016.
Uma transformação dessa magnitude não acontece por acaso. Injetamos na rodovia, até agora, quase R$ 1,3 bilhão em obras, serviços e equipamentos.
Geramos mais de R$ 38 milhões em impostos às prefeituras, que passaram a contar com nova receita para aplicar nas cidades.
Modernizamos a sinalização de toda a rodovia e promovemos a recuperação de mais de 700 quilômetros de pavimento, entre tantas melhorias.
Já entregamos ao tráfego cerca de 97 quilômetros de duplicações, extensão que não inclui o trecho de Dourados, já duplicado quando chegamos.
Apesar das chuvas atípicas que atingiram MS, prosseguimos com as obras. Temos 32 quilômetros em fase de duplicação e, em maio, iniciamos a construção de mais 55 quilômetros de novas pistas.
Implantamos e operamos um dos mais modernos sistemas de apoio aos usuários, o SAU, que realizou mais de 232 mil atendimentos. Hoje, ninguém fica à mercê da própria sorte nas pistas da BR-163/MS. São cerca de 500 colaboradores atuando em revezamento, 24 horas por dia, com uma frota de mais de 80 veículos e 17 bases operacionais.
Do ponto de vista ambiental, conquistamos a certificação da Norma ISO 14001:2010 e a Declaração de Conformidade da Norma ISO 9004:2010, emitidas pelo Bureau Veritas Certification.
Além disso, começamos o processo para plantio de 241 mil mudas de espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica em Parques Estaduais de Preservação e estamos conduzindo as obras conforme rígidas especificações de Sustentabilidade.
No aspecto social, trouxemos para Mato Grosso do Sul o Programa Estrada para a Saúde, que já ofereceu gratuitamente exames clínicos a quase 1.900 caminhoneiros, e iniciativas culturais como o Teatro a Bordo e o PhotoTruck.
Enfim, introduzimos em Mato Grosso do Sul o jeito CCR de contribuir com o progresso, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida.
É assim que me despeço. Com a certeza de ter feito o meu melhor para que Mato Grosso do Sul continue no ritmo de desenvolvimento que merece.
Muito obrigado a todos!
(*) Maurício Soares Negrão é Engenheiro Civil e ex-Diretor-Presidente da CCR MSVia
Fonte: Sato Comunicação