De acordo com Núria Santos, da Tijoleste, a principal vantagem do fogão a lenha é o sabor da comida. “A maioria das pessoas diz que a mãe ou a avó cozinhavam em fogão a lenha e a comida tinha mais sabor. Por isso, optam por incluí-lo em suas cozinhas. Geralmente, para usar com o fogão a lenha, as pessoas optam pela panela de ferro, que faz parte da tradição e traz o sabor diferenciado para a comida”.
Existem quatro tipos de fogão a lenha: ferro fundido, alvenaria, pré-moldado e ágata, que são esmaltados e coloridos. “Os mais tradicionais são os de tijolo aparente ou de ferro fundido, que são iguais aos de antigamente”, relata Núria.
O fogão deve ter uma chaminé com uma saída para o ar livre, como uma churrasqueira, forno ou lareira. “O exaustor, além de gastar muita lenha, faz muita corrente de ar e não tem temperatura suficiente para assar o alimento. Dessa forma, a melhor opção é a chaminé”, explica.
Para fazer a limpeza, é necessário estar atento. Evite choque térmico e sempre tenha cuidado com crianças, pois o ferro pode esquentar muito. Com o passar do tempo, os fogões de ferro fundido podem enferrujar, por isso é importante fazer manutenção. “Não pode jogar água quando o fogão está quente, isso trinca a peça. O fogão de ferro fundido corre o risco de enferrujar, por esse motivo é necessário umedecer com óleo de soja antes de cozinhar e depois da manutenção, é só preparar sua comida da maneira que mais gosta”, relata Núria.
Para escolher o tipo certo de fogão a lenha, é necessário consultar um profissional da área que faça a instalação adequada com segurança e conforto para você e sua família.