São Paulo (SP) – A moObie, plataforma de compartilhamento de carros de pessoas para pessoas que já está presente em mais de 50 cidades brasileiras, agora celebra mais um passo. É que a empresa é uma das primeiras a aceitar pagamentos via Apple Pay no Brasil, que foi anunciado hoje pela Apple.Que contará, nesta primeira fase, com apenas 31 empresas aceitando este meio de pagamento no país.
De acordo com Tamy Lin, CEO da moObie, ser pioneira neste formato de pagamento no setor de compartilhamento de carros P2P é um marco importante para reforçar a visão de inovação e preocupação da empresa em adotar as tendências mais recentes do mercado. “Ao oferecer à nossa comunidade inovações e soluções como essa, ajudamos a disseminar nossa cultura de facilitar e ajudar para a construção de um mundo mais colaborativo e prático, onde as pessoas possam utilizar menos do seu tempo em transações burocráticas e aproveitarem melhor a experiência de mobilidade e colaboração que pretendemos oferecer”, conta a executiva.
Para pagar as locações na plataforma da moObie, utilizando o Apple Pay é preciso cadastrar um cartão válido – no primeiro momento, serão aceitos apenas os de crédito emitidos pelo Itaú, que possuem exclusividade de transações na plataforma por 90 dias. O registro vai gerar um número de conta único. Esse código secreto, após ser criptografado, será enviado em uma compra para que a bandeira de cartão identifique o cliente. Mesmo que o usuário tenha apenas um cartão, ele terá de cadastrá-lo em cada um dos aparelhos com que pretender fazer transações. Cada um dos dispositivos ganhará um número diferente de conta, o que, segundo a Apple, garante a segurança das transações. Lembrando que a moObie aceita cartões de crédito Visa e Master para suas transações normais, e que para alugar um carro no aplicativo o usuário precisa ter sido aprovado pela equipe da moObie previamente.
Além da novidade da Apple Pay, para este ano, a moObie deve expandir sua atuação para mais cidades brasileiras, além de oferecer novos modelos de veículos em sua base de ofertas de locação, desde carros híbridos até SUVs, esportivos e utilitários, que serão disponibilizados para toda e qualquer ocasião que os clientes precisarem, desde viagens longas até passeios de final de semana.
Veja como entrar para a Geração moObie
A locação acontece de Pessoa para Pessoa (P2P) por meio de um app intuitivo e prático. O condutor que precisa de um carro, cadastra o cartão de crédito e a CNH pelo celular, que é avaliada pelo time da moObie quanto à validade e regularização, além de outros critérios que garantem a segurança da comunidade. O proprietário cadastra o carro, que passa por uma validação na qual são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (>/= a 2008 e menos de 100mil km rodados), com outros critérios também avaliados pela equipe da moObie.
Depois de cadastrado, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, onde pode verificar preço e solicitar a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a reserva na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva, sem que nenhuma das partes tenha que se preocupar com os detalhes da transação financeira, já que a gestão é toda da empresa.
No ato da entrega das chaves, é realizado um check in no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.