O Defesa Civil Alerta, ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, foi utilizado pela primeira vez em São Paulo, na maior cidade do Brasil, para alertar sobre as fortes chuvas que atingiram a capital paulista no dia de hoje (24).
Em parceria entre os ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, a nova ferramenta foi desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e lançada em agosto de 2024. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.
“É fundamental que a população reconheça a importância destes avisos, sabendo que os alertas chegarão com credibilidade, podendo salvar muitas vidas”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário e funciona mesmo em celulares que estejam no modo silencioso. O usuário deve sinalizar que leu a mensagem para que ela desapareça da tela.
Todas as pessoas localizadas em área de risco, definida pelas defesas civis estaduais e municipais, com celulares compatíveis e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G no momento do envio da mensagem receberão o Defesa Civil Alerta sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.
Até o momento, o serviço está disponível para os estados do Sul e Sudeste e há previsão de expansão para todo o país ainda em 2025.