Morreu na manhã deste sábado (17), aos 93 anos, em um hospital particular de São Paulo, o apresentador Silvio Santos. As causas do falecimento ainda não foram oficialmente divulgadas, mas sabe-se que ele havia adquirido a Gripe H1N1, e que estava sendo tratado em um estabelecimento de saúde.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Silvio Santos estava internado no hospital desde o início do mês. Ele deixa a esposa, Iris Abravanel, seis filhas, além de netos e sobrinhos.
Silvio Santos foi um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, e esteve à frente de seu programa desde 1963. Com o avanço da pandemia de Covid-19, o apresentador decidiu dar um tempo e passou o comando do Programa Silvio Santos para sua filha, Patrícia Abravanel.
Em 1981, após receber do Governo Federal a concessão de uma emissora de Televisão, colocou no ar a TVS. Posteriormente, após ganhar a concessão das emissoras da antiga TV Tupi, que foi retirada do ar pela Ditadura Militar, entrou no ar sua rede de emissoras próprias, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
O bom-humor sempre foi uma das marcas de Silvio Santos, mesmo em momentos difíceis, como no sequestro de uma de suas filhas, e quando um criminoso invadiu sua residência, fazendo-o como refém.
Nas duas ocasiões não houve vítimas, tendo os criminosos sido presos e condenados.
Silvio Santos, ou Senor Abravanel, tentou se candidatar em 1989 a presidência da república pelo Partido Municipalista Brasileiro (PMB), porém a candidatura foi impugnada pela Justiça Eleitoral, porque o partido não realizou as convenções partidárias.
Em fevereiro 2001, Silvio Santos foi homenageado no Carnaval do Rio pela Escola de Samba Tradição. Ele chegou a desfilar na Marquês de Sapucaí.
O SBT e os familiares do apresentador ainda não divulgaram informações sobre onde e quando serão realizados o velório e o sepultamento do apresentador.
Com informações da Assessoria de Imprensa do SBT