Um carro em alta velocidade atropelou nesta sexta-feira (20) várias pessoas na cidade de Magdeburg, no Estado da Saxônia-Anhalt, no Norte da Alemanha, causando a morte de pelo menos duas pessoas e deixando outras 60 feridas, das quais sete em estado gravíssimo.

Autoridades suspeitam de ataque intencional o motorista foi preso (Foto: Reprodução)
De acordo com informações das autoridades policiais locais, as circunstâncias do atropelamento ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas. Não está descartado a possibilidade de atentado terrorista.
As autoridades alemãs disseram que o atropelamento ocorreu em uma rua que estava fechada para o tráfego de veículos, onde se realizava uma feira de Natal. Entre as vítimas fatais está uma criança pequena.
Equipes de resgate, dos bombeiros, da polícia e paramédicos foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Todas as ruas próximas foram interditadas e a população foi orientada a voltar para suas respectivas residências.
Testemunhas disseram que no momento do ataque o local estava lotado, com muitos cidadãos alemães e turistas fazendo compras para o Natal.
O ministro-presidente da Saxônia-Anhalt Reiner Haseloff, lamentou o ocorrido e se solidarizou com as vítimas e seus familiares. Ele afirmou que o suspeito foi detido pela polícia.
“Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, disse Reiner Haseloff.
Reiner Haseloff disse ainda que o suspeito preso pela polícia é um médico saudita. Sua residência está sendo vistoriada pela polícia e os familiares e amigos dele estão prestando depoimento.
Imagens que circulam pela internet mostram um carro em alta velocidade descendo pela rua que estava interditada. Várias pessoas são atingidas pelo veículo e muitas foram arremessadas.
O Jornal Alemão ‘Bild’ disse que ao menos 11 pessoas morreram e que mais de 80 ficaram feridas. O suspeito estaria dirigindo um veículo modelo BMW.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, fez um post nas redes sociais expressando solidariedade às vítimas:
“Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis“.
Policiais aconselharam as pessoas a evitarem a região.
A cidade de Magdeburg fica localizada a Oeste de Berlim, capital do país, e possui cerca de 24 mil habitantes.
Com informações das Agências Brasil e Estado