Um carro em alta velocidade atropelou nesta sexta-feira (20) várias pessoas na cidade de Magdeburg, no Estado da Saxônia-Anhalt, no Norte da Alemanha, causando a morte de pelo menos duas pessoas e deixando outras 60 feridas, das quais sete em estado gravíssimo.
De acordo com informações das autoridades policiais locais, as circunstâncias do atropelamento ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas. Não está descartado a possibilidade de atentado terrorista.
As autoridades alemãs disseram que o atropelamento ocorreu em uma rua que estava fechada para o tráfego de veículos, onde se realizava uma feira de Natal. Entre as vítimas fatais está uma criança pequena.
Equipes de resgate, dos bombeiros, da polícia e paramédicos foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Todas as ruas próximas foram interditadas e a população foi orientada a voltar para suas respectivas residências.
Testemunhas disseram que no momento do ataque o local estava lotado, com muitos cidadãos alemães e turistas fazendo compras para o Natal.
O ministro-presidente da Saxônia-Anhalt Reiner Haseloff, lamentou o ocorrido e se solidarizou com as vítimas e seus familiares. Ele afirmou que o suspeito foi detido pela polícia.
“Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, disse Reiner Haseloff.
Reiner Haseloff disse ainda que o suspeito preso pela polícia é um médico saudita. Sua residência está sendo vistoriada pela polícia e os familiares e amigos dele estão prestando depoimento.
Imagens que circulam pela internet mostram um carro em alta velocidade descendo pela rua que estava interditada. Várias pessoas são atingidas pelo veículo e muitas foram arremessadas.
O Jornal Alemão ‘Bild’ disse que ao menos 11 pessoas morreram e que mais de 80 ficaram feridas. O suspeito estaria dirigindo um veículo modelo BMW.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, fez um post nas redes sociais expressando solidariedade às vítimas:
“Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis“.
Policiais aconselharam as pessoas a evitarem a região.
A cidade de Magdeburg fica localizada a Oeste de Berlim, capital do país, e possui cerca de 24 mil habitantes.
Com informações das Agências Brasil e Estado