As mulheres brasileiras ainda são as principias responsáveis pela limpeza doméstica, apesar disso os homens são mais exigentes do que as mulheres quando o assunto é limpeza doméstica, de acordo com Now Market Institute. A pesquisa encomendada pela Kärcher Brasil, líder mundial em soluções de limpeza, foi realizada em junho, em 26 estados e no Distrito Federal, constatou que o número de homens que auxiliam em casa cresceu de 18% para 22%. O número de casais que dividem o trabalho doméstico também aumentou. Um dos fatores desse aumento pode ser explicado pelo fato das mulheres estarem mais ativas dentro do mercado de trabalho.
A pesquisa traz recortes relacionados aos gêneros: 83% dos homens acreditam que ter uma casa limpa é muito importante; enquanto 78% das mulheres tem essa percepção. Além disso, 54% dos homens contam com o auxílio de um membro da família ou de amigos para manter a casa organizada, apenas 30% das mulheres demanda suporte de outras pessoas. A faixa etária predominante dos que recorrem ao auxílio na hora da limpeza é de 25 a 34 anos.
O estudo também revela que a maioria dos brasileiros levam até uma hora por dia para limpar a casa e que 80% dos entrevistados utilizam baldes e escovas para fazer a limpeza de banheiros, cozinha, sala de jantar, entre outros ambientes. Apenas 50% utilizam aparelhos elétricos, como aspiradores de pó, de janelas ou limpadoras a vapor para fazer a higiene doméstica.
“A pesquisa evidência que o brasileiro tem um cuidado grande com a limpeza doméstica. E embora as mulheres ainda sejam as principais responsáveis pela realização destas atividades, o público masculino começa a desempenhar um papel mais ativo nos cuidados com o ambiente em que vive, para evitar a proliferação de doenças e proporcionar ambientes mais saudáveis para toda a família. E a Kärcher busca o desenvolvimento constante de novas ferramentas que facilitem o trabalho doméstico”, afirma Abílio Cepêra, presidente da Kärcher no Brasil.
Sobre a Kärcher
Líder mundial em soluções de limpeza doméstica e profissional, a Kärcher foi fundada na Alemanha em 1935. É a criadora do conceito de lavadora de alta pressão no mundo com mais de 80 milhões de lavadoras de alta pressão vendidas. A empresa conta com portfólio diversificado de produtos, que inclui limpadoras a vapor, varredeiras, aspiradores, lavadoras e secadoras de pisos, além de uma linha própria de agentes de limpeza. O Grupo Kärcher emprega globalmente mais de 11 mil pessoas, em 60 países. A companhia atua no mercado brasileiro há mais de 40 anos e inaugurou em 2014 uma unidade em Vinhedo (SP), com maior capacidade produtiva.
Como especialistas em limpeza, seus profissionais participam ativamente do apoio à preservação de monumentos e prédios históricos, gratuitamente, há mais de 30 anos. A Kärcher já demonstrou a sua expertise em mais de 100 projetos de restauração em todo o mundo, atuando na limpeza e manutenção de importantes símbolos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Portão de Brandemburgo, em Berlim.
Mais informações: www.karcher.com.br.