Fenômeno entre o público infantil, Mundo Bita firmou parceria musical com a Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das mais conceituadas da América Latina, para uma série de apresentações ao vivo previstas para o final deste ano. O programa dos concertos será composto pelos grandes sucessos de Mundo Bita em versão sinfônica e levarão pela primeira vez aos palcos Chaps Melo, um dos criadores e compositor da animação, que também empresta sua voz para às canções.
O projeto começou a ser desenhado em dezembro do ano passado, e enquanto os encontros presenciais não podem ser realizados devido ao isolamento social, a Petrobras Sinfônica e a equipe de Mundo Bita produziram uma versão especial da música “Fazendinha” que envolveu 9 músicos tocando e gravando suas partituras individualmente em suas casas no Rio de Janeiro.
O material foi enviado diretamente para Recife, onde recebeu a voz de Chaps, e depois foi editado e masterizado. O resultado inédito poderá ser conferido no vídeo que será divulgado no próximo dia 15, nos canais do YouTube do Mundo Bita e da Petrobras Sinfônica.
Mesmo tendo que acontecer à distância nesse momento, a união segue a todo vapor: “Percebemos, desde os primeiros contatos, que havia uma sintonia muito legal entre as pessoas da orquestra e o Mundo Bita. Depois de algumas reuniões remotas, fizemos questão de conhecer a sede, no Rio, e conversar pessoalmente. A visita foi tão inspiradora, que desenhamos o roteiro da apresentação no mesmo dia. Agora é esperar passar esse momento de distanciamento social para subirmos juntos ao palco”, conta Chaps.
O maestro Felipe Prazeres, que irá reger o concerto ao vivo, também fala com carinho e alegria em poder levar o trabalho da orquestra ao público infantil: “As canções são bem-humoradas e alto astral, falo isso com propriedade, pois minha filha de 2 anos e 7 meses é louca pela animação. O intuito é agregar as vertentes da música de concerto com o aspecto lúdico do Mundo Bita, proporcionando desde muito cedo o contato das crianças com o universo de uma orquestra sinfônica.”
https://www.youtube.com/user/mrplotvideos
https://www.youtube.com/user/OPESinf
Ficha Técnica:
Composição e interpretação – Chaps Melo
Violino 1 – Ricardo Amado
Violino 2 – Carlos Mendes
Viola – Ivan Zandonade
Violoncelo – Hugo Pilger
Contrabaixo – Tony Botelho
Flauta – Sammy Fuks
Trompa – Philip Doyle
Percussão – Lino Hoffmann
Glock Spill – Vinicius Guerra
Arranjo – Ivan Zandonade
Técnico de som – Daniel Albuquerque
Mixagem e Masterização – Walman Filho
Sobre Mundo Bita
Idealizado pela Mr. Plot, o Mundo Bita é resultado da combinação entre músicas, cores, aprendizado e alegria. Tornou-se conhecido em todo o Brasil por meio de clipes musicais autorais educativos. Em 2018 a empresa iniciou seu projeto de internacionalização e criou os canais Mundo Bita Español e Mundo Bita Portugal, que já acumulam diversos vídeos e visualizações. A animação também foi indicada ao 19º Grammy Latino – a única representante do país na categoria infantil. Em 2019 lançou a Rádio Bita, projeto que faz releitura de grandes clássicos da música brasileira, promovendo o encontro de gerações com muito carinho e afeto.
As produções do Mundo Bita também estão disponíveis no Discovery Kids, Netflix, PlayKids, Spotify, Net Now, Prime Video, entre outros.
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de gestão
A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público.