Assistir ao seu time nos estádios, sem companhia, não é uma tarefa fácil para a maioria das mulheres. Em um ambiente com o público majoritariamente masculino e, muitas vezes, machista, elas sofrem com o assédio. Bia Fernandes, musa do Vasco, gosta de ir aos jogos do seu time e já foi muito assediada.
“Vou a quase todos os jogos no Rio. Quando estou com meu marido me sinto despreocupada. Mas quando estou sozinha ou com uma amiga, ouço muitas cantadas e tenho medo. Me sinto em segurança só quando estou perto das torcidas organizadas, pois eles já me conhecem. Fico muito chateada com esta situação. Estou ali porque gosto e por amor ao meu time“, conta a beldade, que relata que já foi vítima de xingamentos:
“Uma vez, na saída do jogo, já fora do estádio, torcedores de um time rival me xingaram e falaram coisas pesadas. Se os homens soubessem o quanto o assédio é cruel, não fariam isso com as mulheres”.
A musa diz que, se não fosse o desrespeito, o público feminino nos estádios ia aumentar.
“Peço que o assédio acabe. Deixem nós, mulheres, assistirmos os jogos sem sermos incomodadas. Se isto acabar, outras que muitas vezes não tem ninguém para ir poderão assistir”, pondera.