Nevasca forte atinge os EUA e Europa e provoca transtorno

Uma forte tempestade de neve atingiu o Hemisfério Norte neste fim de semana, provocando transtorno a população e obrigando as autoridades a fecharem aeroportos. Centenas de voos foram cancelados nos Estados Unidos (EUA) e em países da Europa.

De acordo com informações do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS – sigla em inglês), a previsão para os próximos dias é de que a tempestade de neve continue em várias cidades do país, sobretudo em Nova York, onde ocorreu vários acidentes de trânsito em decorrência do asfalto congelado. As pistas ficaram escorregadias.

Foto: Reprodução/National Weather Service

As autoridades norte-americanas informaram que os Estados mais atingidos pela nevasca foram Kentucky e Virginia, que estão sob emergência. Nos Estados do Kansas e de Indiana, a neve deve atingir os 20 centímetros de neve.

Ainda segundo informações do NWS, as temperaturas devem apresentar uma queda brusca, podendo chegar a -15ºC.

Já nos Estados do Mississippi e da Flórida, regiões conhecidas por possuir temperaturas amenas, também deve ocorrer queda brusca nas temperaturas, as quais poderão atingir os 5ºC. As autoridades emitiram estado de alerta e solicitaram para que as pessoas permaneçam em casa e, principalmente, se mantenham aquecidas.

Vários aeroportos fecharam entre sábado (04) e domingo (05), causando transtorno para as pessoas que pretendia, viajar.

O mau tempo obrigou as autoridades a cancelarem centenas de voos. As companhias aéreas American, Delta, Southwest e United estão isentando passageiros de taxas de alteração em decorrência das interrupções nos voos já programados.

A baixa visibilidade está prejudicando a aterrisagem de aeronaves em alguns aeroportos. Assim que o avião pousa, o piloto precisa frear e torcer para que a aeronave não derrape na pista, que está congelada.

No Reino Unido e na Alemanha, as autoridades determinaram o fechamento imediato de vários aeroportos, o que provocou cancelamentos de centenas de voos. Houve confusão nos aeroportos de Londres e Berlim, em decorrência dos atrasos e cancelamentos de voos.

O Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido (Met Office) emitiu alertas de neve forte e chuva congelante na maior parte do país, tanto no sábado (04) quanto para domingo (05).

A preocupação das autoridades inglesas é com as pessoas que residem nas zonas rurais, principalmente no Norte da Inglaterra, porque elas podem ficar isoladas, com até 40 centímetros de neve acumulada.

A Empresa National Grid, que gerencia a rede elétrica britânica, disse que técnicos estão trabalhando arduamente para restaurar o fornecimento de energia em várias comunidades, após os cortes de energia elétrica.

O alerta Met Office também inclui a possibilidade de veículos presos em estradas e rodovias em decorrência do acumulo de gelo e neve nas pistas e acostamentos; cancelamentos de viagens rodoviárias, ferroviárias e aéreas; e suspensão dos serviços de energia elétrica e telefonia móvel.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo