Uma forte tempestade de neve atingiu o Hemisfério Norte neste fim de semana, provocando transtorno a população e obrigando as autoridades a fecharem aeroportos. Centenas de voos foram cancelados nos Estados Unidos (EUA) e em países da Europa.
De acordo com informações do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS – sigla em inglês), a previsão para os próximos dias é de que a tempestade de neve continue em várias cidades do país, sobretudo em Nova York, onde ocorreu vários acidentes de trânsito em decorrência do asfalto congelado. As pistas ficaram escorregadias.
As autoridades norte-americanas informaram que os Estados mais atingidos pela nevasca foram Kentucky e Virginia, que estão sob emergência. Nos Estados do Kansas e de Indiana, a neve deve atingir os 20 centímetros de neve.
Ainda segundo informações do NWS, as temperaturas devem apresentar uma queda brusca, podendo chegar a -15ºC.
Já nos Estados do Mississippi e da Flórida, regiões conhecidas por possuir temperaturas amenas, também deve ocorrer queda brusca nas temperaturas, as quais poderão atingir os 5ºC. As autoridades emitiram estado de alerta e solicitaram para que as pessoas permaneçam em casa e, principalmente, se mantenham aquecidas.
Vários aeroportos fecharam entre sábado (04) e domingo (05), causando transtorno para as pessoas que pretendia, viajar.
O mau tempo obrigou as autoridades a cancelarem centenas de voos. As companhias aéreas American, Delta, Southwest e United estão isentando passageiros de taxas de alteração em decorrência das interrupções nos voos já programados.
A baixa visibilidade está prejudicando a aterrisagem de aeronaves em alguns aeroportos. Assim que o avião pousa, o piloto precisa frear e torcer para que a aeronave não derrape na pista, que está congelada.
No Reino Unido e na Alemanha, as autoridades determinaram o fechamento imediato de vários aeroportos, o que provocou cancelamentos de centenas de voos. Houve confusão nos aeroportos de Londres e Berlim, em decorrência dos atrasos e cancelamentos de voos.
O Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido (Met Office) emitiu alertas de neve forte e chuva congelante na maior parte do país, tanto no sábado (04) quanto para domingo (05).
A preocupação das autoridades inglesas é com as pessoas que residem nas zonas rurais, principalmente no Norte da Inglaterra, porque elas podem ficar isoladas, com até 40 centímetros de neve acumulada.
A Empresa National Grid, que gerencia a rede elétrica britânica, disse que técnicos estão trabalhando arduamente para restaurar o fornecimento de energia em várias comunidades, após os cortes de energia elétrica.
O alerta Met Office também inclui a possibilidade de veículos presos em estradas e rodovias em decorrência do acumulo de gelo e neve nas pistas e acostamentos; cancelamentos de viagens rodoviárias, ferroviárias e aéreas; e suspensão dos serviços de energia elétrica e telefonia móvel.
Com informações das Agências Brasil e Estado