A parceria entre os grupos Daimler AG e Renault-Nissan prometem dar bons frutos, especialmente no segmento de comerciais leves, apontado como o filão mais promissor depois do de SUVs nos próximos anos. De olho nas promessas de lucro certo, os dois grupos voltaram a afirmar durante o Salão de Frankfurt que já estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de produtos para essa categoria. O mais aguardado é a inédita picape média da Mercedes-Benz.
A alemã é a primeira marca de luxo a anunciar sua entrada em um segmento dominado por montadoras como Ford, Chevrolet e Toyota . Apesar de experiência e tradição no segmento de veículos leves, a Mercedes usará todo o know-how da parceira com a Nissan para ser bem-sucedida em sua nova empreitada.
A picape terá capacidade de carga de 1 tonelada e usará vários componentes e a arquitetura com a nova geração da Navarra NP300, da Nissan, vendida no mercado brasileiro como Frontier. O design e a engenharia do modelo ficará a cargo da Daimler, que tem intenção de conhecer melhor as demandas dos cliente na Europa, Austrália, América do Sul e América Latina. A Marcedes ainda não decidiu se vai ou não ofertar seu produto nos Estados Unidos, onde a concorrência no segmento é bem mais acirrada.
A picape Mercedes será produzida em Córdoba, na Argentina, na fábrica da Renault ao lado da Nissan Frontier e também da nova picape média da marca francesa, antecipada pelo conceito Alaskan. Em resumo, as três picapes vão compartilhar plataforma e também serão feitas na Espanha. Mas o modelo da Mercedes ainda vai demorar um pouco para chegar ao mercado: a marca ainda não cravou uma data, mas afirma que será entre 2018 e 2020.