Nissan registra SUV da Frontier no Brasil

Chamado de Terra, utilitário foi apresentado antes na China, mas não viria tão cedo para cá

Nissan Terra foi revelado na China (Foto: Divulgação)

Nissan Terra foi revelado na China (Foto: Divulgação)

O SUV Terra foi registrado pela Nissan no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Derivado da picape Frontier, o utilitário fez a sua estreia na China e poderia ser um concorrente de peso para o Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Mas, por enquanto, o termo certo é poderia mesmo, pois a Nissan não confirmou a venda do jipão no nosso mercado.

Nissan Terra foi registrado no INPI (Foto: Reprodução)

Nissan Terra foi registrado no INPI (Foto: Reprodução)

Seja como for, não há planos imediatos para o Terra no Brasil. O modelo não está associado aos projetos derivados da Frontier que serão fabricados na Argentina (Mercedes-Benz Classe X e Renault Alaskan). Caso viesse, seria algo para um futuro um pouco mais distante.

Desenho do Nissan Terra é tradicionalista (Foto: Divulgação)

Desenho do Nissan Terra é tradicionalista (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que outros fabricantes desistiram de competir nesse mercado de utilitários tradicionais mesmo com produtos interessantes. Foi o caso da Ford: a norte-americana não trouxe o Everest para o Brasil, modelo derivado da Ranger.

Interior do Nissan Terra não muda muito em relação a Frontier (Foto: Divulgação)

Interior do Nissan Terra não muda muito em relação a Frontier (Foto: Divulgação)

Por dentro, mudam apenas detalhes de acabamento como a moldura da central multimídia, que parece um pouco mais elaborada. Curiosamente, o espaço interno segue os cinco lugares da picape. Não há opção de terceira fileira como na Trailblazer e SW4.

A mecânica segue a receita clássica de cabine sobre chassi. A tração normalmente é traseira, com opção de 4X4 temporário e reduzida. Até aí, tudo parecido com a picape. Com uma exceção: nem sempre o motor é o mesmo 2.3 biturbo aplicado na Frontier por aqui. Alguns mercados como a Austrália recebem o mais antigo 2.5 de rendimento semelhante (190 cv e 45,9 kgfm), porém, não compatível com Euro V como o propulsor 2.3. O câmbio é o conhecido automático de sete marchas.

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