O SUV Terra foi registrado pela Nissan no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Derivado da picape Frontier, o utilitário fez a sua estreia na China e poderia ser um concorrente de peso para o Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Mas, por enquanto, o termo certo é poderia mesmo, pois a Nissan não confirmou a venda do jipão no nosso mercado.
Seja como for, não há planos imediatos para o Terra no Brasil. O modelo não está associado aos projetos derivados da Frontier que serão fabricados na Argentina (Mercedes-Benz Classe X e Renault Alaskan). Caso viesse, seria algo para um futuro um pouco mais distante.
Vale lembrar que outros fabricantes desistiram de competir nesse mercado de utilitários tradicionais mesmo com produtos interessantes. Foi o caso da Ford: a norte-americana não trouxe o Everest para o Brasil, modelo derivado da Ranger.
Por dentro, mudam apenas detalhes de acabamento como a moldura da central multimídia, que parece um pouco mais elaborada. Curiosamente, o espaço interno segue os cinco lugares da picape. Não há opção de terceira fileira como na Trailblazer e SW4.
A mecânica segue a receita clássica de cabine sobre chassi. A tração normalmente é traseira, com opção de 4X4 temporário e reduzida. Até aí, tudo parecido com a picape. Com uma exceção: nem sempre o motor é o mesmo 2.3 biturbo aplicado na Frontier por aqui. Alguns mercados como a Austrália recebem o mais antigo 2.5 de rendimento semelhante (190 cv e 45,9 kgfm), porém, não compatível com Euro V como o propulsor 2.3. O câmbio é o conhecido automático de sete marchas.