Segundo apuraram nossos parceiros do Carro ETC (O Globo), o utilitário Nissan Terra será vendido no Brasil. O utilitário grande começará a ser feito em Córdoba, na Argentina, no final de 2019. O lançamento no Brasil deve ocorrer logo em seguida.
Ele dividirá a linha de montagem com as picapes Nissan Frontier, Mercedes-Benz Classe X e Renault Alaskan. O fato não é mera coincidência: todos são feitos sobre o mesmo chassi e compartilham boa parte da mecânica.
No Brasil, o Terra enfrentará o Toyota SW4 e a Chevrolet Traiblazer no segmento dos SUVs grandes tradicionais, veículos com tração 4X4, reduzida e construção clássica de cabine sobre chassi.
A aposta da Nissan no segmento não deixa de ser uma surpresa. Outras marcas aventaram lançar SUVs grandes tradicionais e desistiram. Foi assim com a Ford. A norte-americana desistiu de trazer o Everest para o Brasil, um modelo derivado da Ranger e que poderia ser produzido ao lado da picape na Argentina. Quem sabe eles não mudam de ideia com o fim da produção do Focus em Pacheco.
Ao contrário dos rivais Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, que contam com motores a gasolina ou flex, o Nissan Terra talvez venha apenas com motor turbodiesel, o mesmo 2.3 biturbo de 190 cv e 45,9 kgfm de torque. O câmbio também repetirá o automático de sete marchas da picape.