Campo Grande (MS) – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Sedhast), realiza a exposição “Mulheres Protagonistas da Nossa História”, com fotografias e textos explicativos homenageando mulheres pioneiras que se destacaram ou ainda se destacam em várias áreas no Estado de Mato Grosso do Sul. A abertura acontece no dia 8 de março, às 19 horas, no Território Ocupado do Memorial da Cultura e da Cidadania, 1º andar.
A proposta do evento é homenagear essas mulheres e seu protagonismo na sociedade, mostrando as diversas facetas das suas atividades como coadjuvantes na construção do Estado. O projeto, além de caráter artístico, tem uma intenção educativa que ensinar sobre a história. Após 15 dias no Espaço Ocupado, a exposição vai percorrer diversos municípios do interior do Estado.
Idealizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), esta é uma forma de criar um acervo importante com fotografias de diversas percursoras e revolucionárias do MS, como por exemplo, Tia Eva, Helena Meirelles, Glauce Rocha e Conceição dos Burgres. Representantes pioneiras ainda vivas como a primeira médica a atuar no estado, a primeira cacique mulher de uma aldeia indígena e outras que se destacaram no âmbito da segurança pública, artes, ambientes sociais e econômicos também serão homenageadas.
As imagens que serão expostas foram capturadas pelas lentes das fotógrafas Vânia Jucá, Marycleide Vasques e Farid Fahed sob a curadoria de Elis Regina Nogueira. Já as imagens das personalidades que já não estão entre nós são do acervo do fotógrafo Roberto Higa. Cada imagem tem nela a força e a beleza dessas protagonistas captadas pelo olhar sensível e apurado de cada profissional.
Segundo a curadora, “Mulheres Protagonistas da Nossa História” é uma exposição que convida o espectador a ir além da fotografia. “Estas mulheres são pioneiras e corajosas, estavam e estão à frente do seu tempo. São protagonistas e não coadjuvantes na construção de nossa cidade, nosso estado. Cada imagem não será apenas uma imagem, mas a síntese de mulheres únicas com suas facetas reveladas”, revela Elis Regina.
Para o secretário Athayde Nery homenagear estas personalidades é quase uma obrigação, uma vez que todas elas tiveram ou ainda tem o papel fundamental na construção social e cultural da região. “Ontem, hoje, amanhã e sempre. Todas as vidas são marcadas do começo ao fim de sua existência pelas mulheres. Para nós é uma honra homenagear essas personalidades e quase uma obrigação lembrá-las, especialmente as que ainda vivem entre nós”, afirmou o secretário.
Ressaltando a importância das ações transversais entre as secretarias, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja comenta sobre a iniciativa. “Selecionar mulheres que se destacaram em diferentes segmentos da sociedade sul-mato-grossense é uma ação bastante louvável, pois valoriza e reconhece a importância da mulher nos diferentes espaços de poder e decisão, como a drª Neli, primeira médica do nosso estado, ou Olivia Enciso, educadora que foi a primeira deputada estadual da nossa história. Parcerias de ações transversais como essa são muito bem vindas nas políticas públicas para as mulheres e é o objetivo maior da subsecretaria”, contou Luciana.