Para marcar o mês da mulher, a terceira edição do Sebrae Inspira Mulher de Negócios apresentou nesta quarta-feira (04) tendências de mercado a empresárias e interessadas em empreender. O ciclo de palestras reuniu quatro especialistas em empreendedorismo na capital, que abordaram comportamento empreendedor, gestão e maternidade, experiência do cliente, entre outros.
O evento foi criado para inspirar outras mulheres a seguirem nos negócios. A programação começou com a empresária Nina Silva, considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil segundo a revista Forbes e uma das fundadoras do Movimento Black Money, que atua com inovação, mindset empreendedor e educação financeira para população negra. Para ela, encontrar primeiramente um propósito é essencial.
“Entender o que realmente foi o propósito para mim foi fundamental e hoje é a mola propulsora para todas as atividades que eu faço. Para quem está começando, é preciso criar redes e buscar conteúdos e o apoio de organizações como o Sistema S e instituições civis, como redes de mulheres empreendedoras”, disse.
Uma grande parcela das mulheres que decidem empreender são mães buscando mais tempo com os filhos, assim, aliar maternidade e empreendedorismo tem se tornado uma tendência. Por isso, a representante da B2Mamy – aceleradora de negócios focadas em mães empreendedoras–, Beatriz Blaqui, abordou as diversas possibilidades na área, também enfatizando a importância das redes.
“As tendências no mercado são as conexões, a criação de tribos que gerem uma comunidade apaixonada pelo negócio. É a nova economia, que é compartilhada, ágil, e com um propósito que impacte positivamente na vida das pessoas. E temos que ter a certeza de que tudo é possível”, declarou.
A experiência do cliente, vendas, relacionamento e fidelização também foram o foco do evento, com a palestrante Jacqueline Gomes, certificada pelo Instituto da Disney com cursos oficiais. Ela orientou as participantes sobre como conquistar relacionamento positivo e duradouro com os clientes, a partir de conceitos da instituição.
Encerrando a programação, a coach de executivos e empresas familiares Graziela Merlina apresentou pontos sobre autoconhecimento e liderança para os novos tempos, valorizando os aspectos femininos e masculinos, que segundo ela, estão presentes em todos os seres humanos.
O Sebrae Inspira Mulher de Negócios é resultado de uma série de ações voltadas ao público feminino, com o objetivo de estimular as mulheres a empreender e ter sucesso nos negócios. Além do ciclo de palestras, no evento, as participantes ampliaram a rede de contatos e puderam conferir em primeira mão a pesquisa “Perfil da Mulher Empreendedora de MS”, com dados sobre os motivos que as levaram a empreender e os principais desafios.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, a programação foi construída a partir de pesquisas e demandas de clientes. “Começamos algumas ações direcionadas para o empreendedorismo feminino. Muitas mulheres fizeram muito para que chegássemos onde chegamos, e hoje estamos fazendo para que mais mulheres possam ir além”.
Público aprova
A empresária Maria Aline, proprietária da MMS Materiais Para Construção, se inscreveu para o evento após receber recomendações positivas. “É uma oportunidade para nós empreendedoras conhecermos ferramentas, expandir nossa visão em relação ao negócio. E também quis participar deste evento porque ele é voltado para a mulher”.
Já para a proprietária da Ave Maria Biojoias, Amauri Raizer, que recentemente expandiu o negócio ao sair do Microempreendedor Individual (MEI) para a Microempresa (ME), o momento é de buscar conhecimento e ampliar contatos. “Sou acompanhada pelo Sebrae no projeto Mulher de Negócios, participo dos eventos porque sempre aprendo muita coisa, tenho contato com pessoas que não conhecia, então agrega muito”, finaliza.