Campo Grande (MS) – Em semana de alusão ao Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho, os produtores rurais de Nova Alvorada do Sul comemoram a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através da criação do “Cepaf – Certificação dos Produtos Alimentícios Artesanais e da Agricultura Familiar”, selo que atesta segurança alimentar aos produtos oriundos das pequenas propriedades que são negociados dentro do comércio local.
O SIM é uma certificação que assegura a procedência da origem e fabricação de produtos, o que significa que as empresas e os pequenos agricultores que possuem esse selo tiveram que adequar às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, além de terem comprovado a qualidade e higiene em seu processo de produção. O selo atesta as vendas dos produtos apenas dentro da cidade.
Por experiência de mercado, a agricultora Célia Alves afirma que o selo representa uma importante conquista para a classe rural. “A certificação dos produtos muda a comercialização. Se antes não podíamos vender nossos produtos para os mercados da cidade, agora teremos essa liberdade. É a oportunidade de sairmos do anonimato e expandirmos a nossa clientela”, comemora a produtora.
Oficialmente, o SIM foi validado em Nova Alvorada do Sul no dia 21 de junho, data em que a prefeitura promoveu o lançamento do selo Cepaf, instituído pela lei n.º 707, de 17 de julho de 2015, com o apoio do legislativo municipal.
A expectativa é de outros municípios sigam o exemplo de Nova Alvorado do Sul, avalia Enelvo Felini. “Hoje estima-se que apenas 30 municípios possuam esse tipo de certificação. Conforme determinação do governador Reinaldo Azambuja a nossa meta é de até o final de 2018 todos os 79 municípios estejam com o SIM”, afirma Felini.
Campo Grande, Bonito, Costa Rica, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Laguna Carapã e Maracaju são alguns dos nomes que compõem a lista das cidades que já possuem o Serviço de Inspeção Municipal. “O selo comprova a adequação do produto as normas sanitárias. Em Nova Alvorada do Sul, os produtos que fizerem uso do selo Cepaf, serão sinônimo de saúde e qualidade de vida. Por isso é tão importante que o produtor rural busque o selo. Mesmo porque a certificação ainda contribui com o aumento da renda familiar já que a mercadoria passa a ter mais valor de mercado”, explica a engenheira agrônoma e coordenadora da Agraer de Nova Alvorada do Sul, Elisméia Borges.
Certificação de Qualidade
As prefeituras interessadas em implementar o SIM podem procurar o serviço de assessoria da Agraer especializada no assunto. “A Instituição está de portas abertas para auxiliar nesse trabalho, dando todas as orientações necessárias para que o selo seja implementado e fique à disposição do produtor rural. Para isso basta que as prefeituras entrem em contato conosco”, orienta o gestor de Comercialização da Agência e responsável pelo serviço de assessoria do SIM, Nei Salviano.
O SIM também é o primeiro passo para que os produtores rurais consigam avançar em termos de qualidade de serviço, garante Nei. “A partir do selo é que os agricultores familiares podem pensar em expandir os negócios. Com o selo SIM já é possível se pensar em buscar outras certificações como o SIE [Selo de Inspeção Estadual] e o SIF [Selo de Inspeção Federal]. Pois o Sim permite a venda dos produtos apenas dentro do município, são os outros que permitem expandir a cartela de clientes”.