A Ford vai lançar em breve o Bronco, um SUV tradicional. Mas o modelo é mais voltado ao mercado norte-americano, onde o nome Bronco é muito forte. Em países emergentes, a Ford tem outro projeto de utilitário, mais acessível e derivado da picape média.
A marca norte-americana está tocando o projeto da nova Ranger, tratada por envolvidos no processo como P703. E o novo SUV é derivado deste mesmo plano.
O modelo U704 foi aprovado e está em fase adiantada. Este projeto está sendo tocado por engenheiros de países emergentes como a Índia, China e Sudeste Asiático, e já está na etapa de acabamento e outros detalhes. E o lançamento está previsto para até 2022, embora possa atrasar um pouco e chegar apenas no ano seguinte.
A Ranger atual já tem um derivado SUV: o Everest. A primeira geração do utilitário nunca chegou ao Brasil. Por aqui, o modelo de sete lugares teria como concorrentes a Chevrolet Trailblazer, o Mitsubishi Pajero Sport e a Toyota SW4. Ou seja, podemos dizer que o jipão é a segunda geração do Everest.
Em mercados como a Tailândia, os utilitários de sete lugares são uma febre, acompanhados das picapes médias – que cedem o chassi para esses derivados.
Ford e Volkswagen anunciaram uma aliança para veículos comerciais e elétricos faz algum tempo. O primeiro fruto da parceria será a nova Ford Ranger e a Amarok, que dividirão motorizações, chassi e outros componentes.
Ontem, os fabricantes anunciaram em Detroit mais detalhes da parceria e afirmaram que o primeiro veículo em comum serão as novas picapes médias. O lançamento das novas Ranger e Amarok foi confirmado para 2022.
Ambas têm fábricas em General Pacheco, Argentina. E o melhor: elas ficam juntinhas. Mas isso não quer dizer que toda a produção da picape Ford será concentrada no país vizinho. Tal como indica o desenvolvimento da nova Ranger e de seu utilitário, a produção também será na Ásia.
Segundo apurou o Autoblog Argentina, a nova Amarok também poderia ter uma versão SUV. O utilitário será destinado a enfrentar os principais rivais do mercado e deve ser vendido no mercado local. A parceria tem que avançar mais um pouco para o projeto ser finalizado.
As chances são mais do que grandes. A própria VW mostrou em um slide que tem um projeto de SUV de sete lugares para enfrentar a Traiblazer. Por sua vez, a Ford teria um problema de posicionamento. O utilitário da Ranger concorreria na mesma faixa do novo Bronco Adventurer, que utiliza o nome do modelo maior, mas que é baseado sobre a plataforma usada pelo Escape.