Se no Brasil a Ford Ranger ainda está à espera da nova geração, programada para chegar em 2023, na Europa e Austrália, a caminhonete acaba de receber a versão Platinum. A segunda configuração mais cara da linha traz acabamento refinado e é equipada com o poderoso V6 de 240 cv para fazer frente com a Amarok V6 e a Ram 1500.
Na gama da picape no exterior, a nova Platinum fica posicionada acima da versão Widltrak, mas abaixo da brutal variante Raptor, que utiliza o motor V6 3.0 biturbo de quase 400 cv. No caso da Platinum, o motor V6 3.0 a diesel usa só um turbo. Assim, gera 240 cv e 61,2 kgm.
Na versão australiana, entretanto, a potência chega a 250 cv. Em ambas as configurações, o câmbio é automático de dez marchas. Segundo a Ford, ele foi recalibrado para emitir menos ruído e gerar menos vibrações. Já o sistema de tração é integral permanente com controle eletrônico. Esse trem de força faz com que a picape reboque até 3.500 kg e tenha capacidade de peso útil superior a uma tonelada.
Por fora, o design mais robusto chama atenção. O nome da versão é estampado na borda do capô. A grade utiliza pequenos elementos cromados e é cortada por uma barra horizontal, também cromada, que une os faróis matriciais e as DRLs.
Exceto pelo novo para-choque diamantado, a traseira é semelhante às demais versões da Ranger. Tal como as que equipam a Volkswagen Amarok V6 Extreme, as rodas de liga leve são de 20 polegadas.
A Ranger Platinum também traz algumas facilidade para o transporte de carga, como o amortecimento da porta da caçamba, os racks de teto dobráveis e um rack de carga deslizante.
Por dentro, o acabamento é refinado e segue o padrão do visual da nova geração da Ranger, como a grande central multimídia de orientação vertical de 12 polegadas. Além disso, o painel tem detalhes de madeira sintética, o volante oferece aquecimento e os bancos são revestidos de couro.
A picape ainda é equipada com um farto pacote de assistência ao motorista, com alerta de tráfego cruzado e ponto cego, assistente de estacionamento ativo, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de mudança de faixa e câmera 360º.
A inédita versão já pode ser encomendada na Europa. No Reino Unido, custa a partir de 44.400 libras esterlinas, ou R$ 282.150 na conversão direta. As primeiras unidades, porém, só serão entregues em março de 2023.