Quem não tem a 8ª geração do Volkswagen Golf, pode optar pelo novo Audi A3. A quarta encarnação do hatch premium surge e já está confirmada para o Brasil (ao contrário do irmão da VW). O A3 era para ser revelado durante o Salão de Genebra, na Suíça, mas o evento foi cancelado. O motivo? O surto de coronavírus.
A montadora teve que apresentar o novo carro em sua sede, na cidade de Ingolstádio, na Alemanha ― e só a carroceria hatch apareceu. A subsidiária brasileira diz que o modelo será vendido no país “em algum momento”, mas não especificou a data. A estreia, no entanto, deve ficar para o ano que vem.
Mudanças visuais
O novo hatch tem o DNA dos novos carros da Audi. A grade está maior, os faróis têm um recorte característico (como o do novo Q3 e do e-tron) e as lanternas têm LEDs sequenciais (como os do Q8).
O farol também tem uma nova assinatura de LED. No interior, a manopla é nova (em alumínio ou carbono), além das maçanetas, painel de instrumentos e volante.
Dimensões
Todo hatch premium briga em preço com os SUVs. O que os diferencia é o tamanho. Com a plataforma MQB do Grupo VW, o novo A3 cresceu e agora tem 4,34 metros de comprimento e 1,82 metro de largura sem espelhos, o carro cresceu pouco mais de 3 cm em comparação com seu antecessor.
A altura de 1,43 m e a distância entre eixos de 2,64 m permaneceram inalteradas ― somente 4 cm a mais que o novo Q3. Dependendo da posição do banco traseiro, o porta-malas comporta entre 380 e 1.200 litros.
Motor
A novidade terá três motorizações na Europa: 1.5 turbo a gasolina com 150 cv (mesma da nova geração do Volkswagen Golf) e duas opções 2.0 diesel de 116 ou 150 cv. A tração é dianteira e as opções de câmbio são manual de seis marchas ou S-Tronic de sete velocidades.
Para as versões com motores mais potentes, a suspensão será multilink na traseira. A diesel de 116 cv tem conjunto independente na dianteira e eixo de torção atrás. Suspensão adaptativa a ar, que abaixa a carroceria em 10 milímetros, será vendida como opcional.
Tecnologia
A tela multimídia do novo A3 Sportback é sensível ao toque e tem 10,1 polegadas de série. A central ainda pode ser controlada pela assistente pessoal ou por um touch pad posicionado entre o motorista e o passageiro dianteiro.
O painel de instrumentos digital é o difundido Virtual Cockpit, de 12,3“. Tem aquelas funções já conhecidas, como o mapa de navegação que toma conta de forma integral na tela. Existe três interfaces diferentes, incluindo gráficos com um visual esportivo.
Lá fora, o head-up display, que projete informações no para-brisa, será vendido como um opcional. O multimídia de terceira geração, de acordo com a montadora, tem seu “poder de computação” dez vezes maior que o de seu antecessor. Agora com Wi-Fi integrado.
Configurações individuais podem ser armazenadas em até seis perfis de usuário ― desde controle de temperatura e posição do assento até destinos de navegação frequentemente selecionados e mídia usada com frequência.