A Nova geração do Bmw M3 chega ao Brasil em Maio. O sedã esportivo vem apenas na versão mais extrema até agora: a Competition, com 510 cv de potência.
A marca alemã ainda não divulgou o preço, mas o valor será bem salgado: na casa dos R$ 800 mil.
O M3 faz parte das 15 novidades que a fabricante promete para o país em 2021: M2 CS, Mini elétrico e Série 4 conversível também estão confirmados. E o M4? A BMW não tem planos para trazer a carroceria cupê do esportivo.
O M3 Competition foi apresentado em setembro do ano passado com o seis cilindros 3.0 biturbo de 510 cv e 66,3 kgfm de torque. Com tração integral e câmbio automático de oito marchas, o 0 a 100 km/h leva apenas 3,9 segundos, segundo a BMW. A velocidade máxima, como de praxe, é limitada eletronicamente em 250 km/h – podendo chegar a 290 km/h com o pacote opcional M Drivers.
Vale lembrar que o M3 ainda tem uma variante “convencional” vendida no exterior com o mesmo seis cilindros, mas com 480 cv, 56,1 kgfm de torque e opção de câmbio manual – essa configuração não vai desembarcar no Brasil.
O M3 é tração integral, mas pelo seletor do modo de condução, é possível selecionar o ajuste 2WD, que deixa o carro como tração traseira e desliga o controle de tração. Já o 4WD Sport mantém a tração integral, porém privilegia a tocada esportiva enviando mais força às rodas traseiras. O modelo ainda vem com suspensão adaptativa, bitola dianteira 4 cm mais larga em relação ao Série 3.
Já o visual é agressivo. A começar pela gigante e polêmica grade dianteira. O teto é em fibra de carbono e os para-choques são esculpidos esportivamente. Há ainda difusor traseiro e quatro saídas de escapamento daquelas robustas, com 10 cm de diâmetro cada uma. O escape tem válvulas ajustáveis e é possível encorpar o som ao toque de um botão. As rodas são de 19 polegadas na frente e 20″ atrás.
Achou os R$ 800 mil caro? O M3 ainda terá um pacote opcional, de cerca de R$ 90 mil, que inclui os freios carbono cerâmica, bancos concha em fibra de carbono e outras partes no mesmo material leve. O carro também oferece o M Drive Professional, desenvolvido especificamente para a condução em pista.
Esta nova opção ajuda o piloto na busca do traçado ideal e de uma volta perfeita. Os recursos incluem o M Drift Analyzer, que registra a duração, distância percorrida, linha e ângulo de um Drift com uma classificação exibida no display.