A Ford anunciou uma mudança radical na linha Focus para o mercado europeu. O hatch, em suas configurações a gasolina, passará a vir equipado apenas com motores 1.0. Quem preferir cilindradas maiores agora só tem como alternativa as opções turbodiesel, 1.5 ou 2.0.
O motivo da mudança é o mesmo de sempre: redução de emissões e consumo. Por conta disso a Ford retirou do catálogo o Focus 1.5 EcoBoost, que era equipado com o mesmo três cilindros usado no EcoSport – mas associado a um turbocompressor.
Agora serão três opções de 1.0 12V, sempre com turbo. Duas versões também virão equipadas com a tecnologia híbrida leve (ou parcial), e têm números mais do que suficientes para suprir a ausência do 1.5.
O novo Focus 1.0 turbo pode ter 125 cv ou 155 cv, superando até o 1.5 anterior de 150 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito, sempre com tração dianteira.
A mudança no catálogo vem acompanhada da primeira atualização visual da quarta geração do hatch. A atualização, porém, ficou restrita ao interior, que pode receber um novo quadro de instrumentos digital configurável – acompanhando os novos Volkswagen Golf e Peugeot 308, seus rivais diretos.
A má notícia é que o Focus segue distante do Brasil. A gama de automóveis “tradicionais” da marca foi deixada de lado em 2019, com o encerramento da produção do Focus (Argentina), Fiesta (Brasil) e Fusion (México).
A empresa já afirmou que irá concentrar seus esforços na gama de SUVs, começando pelo Territory e passando pelo Escape, Bronco e o novo EcoSport. Da gama “não-utilitário” restará apenas o Ka, nas versões hatch e sedã.