Um dos lançamentos mais esperados para este ano, o novo Honda Fit foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) nesta terça-feira (19) em sua versão Cross. A expectativa é que a quarta geração do compacto premium desembarque no Brasil no segundo semestre. Uma das principais novidades? O inédito motor 1.0 turbo.
O site entrou em contato com a Honda do Brasil para saber mais sobre o lançamento e a resposta que tivemos foi: “A Honda não comenta sua estratégia futura de negócios”. O novo City hatch também foi registrado no INPI.
No exterior, o propulsor turbo gera 130 cv e 20,4 kgfm (o ajuste para o nosso mercado ainda não tem números de rendimento oficias), mas serão superiores ao modelo atual que rende 116 cv e 15,3 kgfm do motor 1.5 aspirado. O câmbio continua sendo o CVT.
A versão cross, batizada de Crosstar, como bom aventureiro recebeu apliques de plásticos nos para-choques e nos para-lamas, rack de teto e pneus de perfil mais alto. Uma das possibilidades é que essa versão substitua o WR-V, que nunca fez muito sucesso no Brasil. Esse ano o SUV compacto vendeu apenas 3.074 modelos, enquanto o Fit emplacou 4.723 exemplares.
De todas as gerações, essa foi a que teve maior mudança visual. A dianteira está mais robusta do que a atual, com a grade mais grossa e integrada ao capô. Os faróis também cresceram e deixaram de ser horizontais e repuxados, mais ou menos como era a primeira geração do compacto. Além disso, receberam DLR em LED, que deve equipar só as versões topo de linha.
Na traseira, as lanternas deixaram de ter formato vertical e agora estão posicionadas na horizontal. A iluminação de LED ajudará a destacar o formato em três dimensões das luzes.
Uma das maiores expectativas fica por conta das tecnologias que serão oferecidas na nova geração aqui no Brasil. A Honda deixou de lado itens importantes de segurança ativa em carros como o City, que não tem ESP, e no Civic e HR-V, que não possuem alerta de ponto-cego e outros equipamentos do chamado Honda Sensing – presente apenas no Accord.
O pacote Sensing tem sistemas semiautônomos como frenagem automática, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O pack ainda não está confirmado para o Brasil, os custos devem ser um empecilho.
Atualmente o Honda Fit é vendido de R$ 62.800 a R$ 80.300.