O novo Evoque já deu as caras e está disponível para ser configurado no site da Land Rover do Brasil. Mas, as vendas ainda não começaram de fato. Na página, são detalhadas as três versões do SUV que chegarão ao Brasil: de entrada, R-Dynamic e First Edition. Segundo lojistas, a previsão é que o SUV chegue às concessionárias em junho, custando cerca de R$ 300 mil.
Há três motorizações diferentes, todas com transmissão automática e tração integral: a 2.0 turbodiesel com 180 cv e 43,8 kgfm e duas opções a gasolina 2.0 turbo, uma com 249 cv e 37,2 kgfm e outra com 300 cv e 40,7 kgfm. Esta última, como havíamos adiantado, conta com a tecnologia híbrida leve MHEV, que funciona como um motor de arranque, considerada uma evolução do start-stop.
De acordo com a Land Rover, esse sistema híbrido funciona da seguinte forma: o motor a combustão é desligado a velocidades inferiores a 17 km/h, proporcionando uma redução de até 6% no consumo. São até 14,2 kgfm de torque adicionais fornecidos pela bateria de 48 Volts.
Todas as versões do Evoque têm como itens de série câmera traseira, seis airbags, dois pontos para Isofix, limitador de velocidade, monitor de fadiga, rodas de 18 polegadas, sensores de estabilidade, tração, frenagem e estacionamento, entre outros. Além disso, é possível adicionar outros quatro pacotes opcionais.
A versão R-Dynamic tem como diferenciais aletas atrás do volante para trocas de marcha e pedais esportivos. A opção ainda possui detalhes exclusivos nos para-choques, na grade dianteira e no interior, além de rodas com design diferente da versão de entrada.
A configuraçao topo de linha First Edition é uma versão ainda mais sofisticada, oferecida apenas no ano de lançamento. O modelo possui teto panorâmico, a inscrição da edição em alumínio, entrada sem chave, Pacote Drive (controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência em alta velocidade e assistente de pontos cegos), head-up display, rodas de 20 polegadas, volante aquecido e retrovisor interno ClearSight – que “limpa” qualquer obstáculo no banco traseiro ou porta-malas que impeça de ver a via.
O Evoque também possui porta-malas com capacidade para 472 litros, mas é possível rebater todos os bancos traseiros e estender para até 1.383 litros.
Discovery Sport Landmark Edition
Enquanto o Evoque renovado não chega, a empresa britânica trouxe ao Brasil 70 unidades do Discovery Sport na versão Landmark Edition. Essa configuração já está disponível nas concessionárias por R$ 274.500. Lembrando que a gama de preços do Discovery Sport varia de R$ 235.900 (flex) a R$ 304.400 (diesel).
Produzida com base na versão SE, a edição especial traz elementos de design exclusivos, além de ser equipada com o motor Ingenium 2.0 turbo de 180 cv, que gera 43,8 kgfm de torque. O carro é movido a diesel – nada de motorização flex para a Landmark Edition. De acordo com a Land Rover, esse é o motor com maior eficiência energética da marca.
Apenas duas cores são oferecidas para a versão: Cinza Corris ou Branco Yulong. Nas duas cores, contudo, o teto vem na cor Cinza Carpathian – o contraste é proposital e uma das características da Landmark Edition. Por fora, as rodas são de liga leve aro 19” e o acabamento é na cor Dark Grey. Já no interior, há o teto panorâmico fixo e bancos em couro granulado com dez posiçoes, todas ajustadas eletricamente. Além disso, a versão do SUV de luxo oferece como opcional um pacote com dois assentos adicionais no porta-malas.