A nova geração do Peugeot 208 ainda deve demorar a chegar ao Brasil. Em entrevista ao site Autoblog Uruguay, Nicolas Bonnardon, gerente de produto da marca, afirmou que o primeiro país sul-americano a receber o hatch será o Uruguai. A data? Setembro de 2020.
O executivo confirmou ainda que o modelo será de fato produzido em El Palomar, na Argentina (o modelo deixará de ser feito no Brasil) e o início da produção acontece no meio do ano que vem. Apesar de já ter sido flagrado por aqui, a subsidiária brasileira da Peugeot não confirma a chegada, mas a estreia deve ficar para 2021.
Fontes ligadas à Peugeot confirmaram que o novo 208 não será fabricado no Brasil. A fábrica da marca no nosso país produzirá outros modelos, que ainda não foram revelados. Esses carros podem ser, inclusive, da Citroën.
O executivo, inclusive, disse que o modelo oferecido ao Mercosul será igual ao europeu.
O Peugeot 208 é construído sobre a plataforma a nova CMP (sigla de Plataforma Modular Compacta, em inglês). A base substitui a PF1, utilizada pelos atuais 208 e 2008, e também pelos primos da Citroën (C3, Cactus e Aircross).
As configurações equipadas com propulsor 1.2 Puretech a gasolina terão opções com 75 cv e câmbio manual de cinco marchas, com 100 cv e caixa manual de seis marchas ou automática de oito, e 130 cv e transmissão automática de oito velocidades.
Além disso há uma variante elétrica, a e208. O motor gera 100 kW ou 136 cv), afora os 26,5 kgfm. A unidade elétrica é alimentada por baterias de 50 kWh instaladas debaixo do piso que garantem 340 quilômetros de autonomia.
As unidades atingem 80% de sua carga total quando abastecidas por 30 minutos em carga rápida. Essa versão, inclusive, respondeu por 75% das encomendas do 208 na Europa, onde já está sendo vendido.