A construção do novo prédio da embaixada dos Estados Unidos em Brasília tem como objetivo aumentar a capacidade de entrevistas de vistos em 40%.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da embaixada, nesta segunda-feira (4), o edifício será construído no mesmo local para modernização do espaço. O governo dos Estados Unidos deve investir R$ 3,5 bilhões na construção.
“Desde o anúncio do projeto, em 2015, o governo norte-americano tem trabalhado em estreita colaboração com o Distrito Federal e o Ministério das Relações Exteriores para obter as aprovações e licenças necessárias para o projeto”, diz a embaixada dos Estados Unidos.
A nota ainda rebateu a informação que circulou na semana passada sobre o tamanho do prédio. O comunicado de esclarecimento afirmou que o edifício terá apenas um andar subterrâneo e não nove andares (totalizando uma profundidade de cerca de 30 metros) como havia sido divulgado.
Segundo o texto, as informações divulgadas sobre a construção são incorretas e podem ter surgido por causa de um cálculo errado da “profundidade e altura do novo edifício com base em sua fundação em estacas, projetadas para distribuir o peso do edifício com segurança”.
No entanto, a embaixada afirma que as estacas têm profundidades entre 10 e 30 metros abaixo do solo, e diz que os números estão em conformidade com as normas de construção do governo dos EUA.
Sobre o valor de R$ 3,5 bilhões, a embaixada não comentou. A conclusão está prevista para 2030.