Quando foi lançado em 2017 o Volkswagen Arteon foi um sucesso instantâneo – pelo o menos no quesito design. O sedã conquistou a crítica com seu ar cupê e linhas arrojadas. Até uma vinda ao Brasil foi cogitada, mas nunca aconteceu.
Três anos depois a marca faz a primeira reestilização. O filete de LED diurno dianteiro agora avança em direção ao centro e os para-choques ficaram ousados. Atrás, o arranjo interno das lanternas foi modificado.
Só que a grande novidade, digamos, estilística, é a versão perua. O Arteon Shooting Brake eleva o patamar visual do modelo e ainda traz muita versatilidade com o porta-malas de 565 litros – que vai a 1.632 l com os bancos traseiros rebatidos.
Além de aguçar a visão, a wagon apela também para a emoção. A versão R traz um 2.0 turbo a gasolina com 320 cv e quase 43 kgfm de torque. Atração é integral e a transmissão, de dupla embreagem e sete marchas (a famosa DSG).
Outra estreia na linha – e em ambas as carrocerias – é a motorização híbrida. A parte a combustão é feita pelo 1.4 turbo a gasolina com 154 cv. Já o motor elétrico adiciona 113 cv e a potência total fica em 218 cv.
A tração é sempre dianteira e os modelos podem rodar até 53 quilômetros sem gastar uma gota de combustível – com velocidade máxima de 140 km/h. Vale lembrar que existe uma opção a gasolina de 150 cv e outra diesel de 282 cv na Europa.