Um negócio que começou como uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba ganhou o prêmio “A Melhor Franquia do Brasil 2016. “O Boticário”, rede de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal, foi escolhida entre 500 empresas.
O prêmio “Melhores Franquias do Brasil” é organizado pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, da Editora Globo. 500 redes se inscreveram para a premiação. A farmácia “O Boticário”, foi criada em 1977, por Miguel Krigsner.
Hoje, a rede tem 3760 unidades no Brasil e 110 no exterior. O faturamento chega a R$ 10 bilhões por ano. O vice-presidente da rede, André Farber, explica que a própria franqueadora fabrica e fornece os cosméticos para os franqueados.
O vice-presidente também destaca a força da marca, dizendo que hoje são 120 pessoas que cuidam dos 900 franqueados. A cada três semanas, as lojas mudam a disposição dos produtos pra ficar sempre com cara nova.
Tudo é pensado para atrair o cliente pelos cinco sentidos. Primeiro o visual: ela é toda colorida. Depois, o aroma, o tato e uma espécie de conteúdo emocional dos produtos. A loja é um convite para as sensações. A rede teve bom desempenho no ano passado.
O faturamento cresceu 7%. Mas, o negócio é bem fechado. Só quem já é franqueado pode abrir outras lojas. Por isso, a rede criou um programa para treinar sucessores. É um jeito de garantir o nome da marca para as novas gerações.
Olga Chiuratto, por exemplo, montou a primeira franquia da rede em São Paulo, em 1980. Ela gostou tanto do negócio que hoje tem 28 lojas.