A obra “O menino do coração azul” conta a história de Davi, um menino autista não verbal, e suas descobertas, evoluções e relações afetivas no setting da Equoterapia (terapia com cavalos). Roberta Borges é pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga especializada em inclusão escolar. Voltada ao desenvolvimento humano há mais de 30 anos, é também estudiosa da inteligência emocional. Colunista do Portal Acesse e presidente do Instituto Árion de Equoterapia e Desenvolvimento Humano. Atua ainda no acolhimento e formação a famílias atípicas, coordenando o Casulo Azul.
Paulo Victor da Silva Gabriel é quem assina as ilustrações do livro. É um jovem autista com 20 anos, talentoso e criativo. Se conectou imediatamente ao personagem da obra, retratando detalhes com impressionante delicadeza e sensibilidade. Artista premiado pelo mundo afora, em 2022, ficou em 1º lugar no Tearteiro, em Miami e atualmente foi premiado em 3º lugar, em Portugal, com suas obras inovadoras e ousadas para expressar sua sensibilidade sobre a cultura afro-brasileira e outras leituras.
O prefácio é de autoria da Dra. Anita Brito, neurocientista reconhecida internacionalmente, tanto em relação ao aprofundamento científico das especificidades do Autismo, como na atuação marcante na causa autista. Anita Brito é doutora em Neurociências pela Universidade de São Paulo, com ênfase em pesquisa de Transtornos do Neurodesenvolvimento. Possui vasta experiência no ensino de línguas, tendo lecionado para todas as séries desde a Educação Infantil à pós-graduação. É mãe do jovem Nicolas Brito Sales, fotógrafo, escritor, artista plástico, atendente terapêutico e autista, que viaja o mundo lutando pela causa do Autismo e da inclusão.
Escrever
Lançar um livro pode até parecer corriqueiro, mas só quem faz essa jornada sabe das emoções que se movem para que a obra se realize. No caso de Roberta Borges, essas emoções são maiores que a obra e que ela mesma, fato que se percebe logo nas primeiras páginas de leitura. As emoções vêm da interação com pessoas que, por razões que a razão ainda desconhece, fazem parte de um mundo “neurodiverso”. Esse neologismo inclui as várias condições de pessoas, sejam crianças ou adultos, que apresentam peculiaridades atípicas, como por exemplo, o autismo.
As emoções que permeiam esse mundo neurodiverso são elaboradas com diálogo, acolhimento, interação e muito mais. Por isso que a roda de conversas foi o meio que a autora propôs para este lançamento, que ocorre no contexto do “Abril Azul”, mês dedicado à Conscientização Mundial do Autismo, quando instituições de todo o mundo intensificam conversas e ações em prol da conscientização e da inclusão de pessoas autistas.
O personagem Davi também é peculiar, real e forte, para exemplificar sentimentos, desafios e finalmente, conquistas que permeiam a vida de quem escolheu a missão de cuidar de uma criança atípica, parte dessa neurodiversidade. É uma história que nasceu de obstáculos reais da evolução, habilitação e desenvolvimento do pequeno Davi, seus talentos especiais e coração vibrante.
Trecho extraído da obra – “De repente, um cavalo branco, imponente e dócil, chamado Pachel, foi vagarosamente se aproximando do menino. Fitava-lhe os olhos como se pudesse hipnotizá-lo. E foi chegando pertinho, pertinho… Ao redor do picadeiro, era um silêncio só, nem o zum-zum-zum dos insetos conseguia-se ouvir. Davi parecia calmo, respirando pausadamente, olho no olho com o cavalo. E foi nesse instante, que o equino se abaixou lentamente, dobrou as duas patas dianteiras, e encostou seu focinho na testa do menino. Uau! Tudo ficou azul! Vi claramente o coração do menino encontrar, no coração do cavalo, uma luz límpida e brilhante que tomou conta de todo picadeiro“.
Para mediação da conversa, Chico Cortez, curador do evento, convidou a jornalista Sandra de Angelis, que atua na mídia desde os anos 1970. No início da carreira, na Editora Abril, trabalhou como colorista dos quadrinhos Disney, onde aprendeu a buscar o olhar das crianças para seu trabalho. Mais tarde, atuou na TV Cultura, na produção e apuração, com passagens pelas emissoras SBT, Record e Bandeirantes. No jornalismo impresso, foi editora e repórter do jornal Gazeta Mercantil até abrir sua própria agência de Comunicação.
Chico Cortez é curador independente, estudioso em comportamento e mercado, colunista de revistas eletrônicas e impressas e realizador de projetos culturais para diversos setores: arte, cultura, moda, luxo e design.
Transtorno do Espectro Autista – TEA é definido como um transtorno do Neurodesenvolvimento que se manifesta precocemente – geralmente antes dos 3 anos de idade – com sinais de dificuldade e/ ou comprometimentos em comunicação e interação social, comportamentos repetitivos restritos (estereotipias) e existência de interesses individuais específicos. Atinge 1% da população mundial e pode ter diversas variações de indivíduo para indivíduo.
Ficha técnica:
Título: O menino do coração azul
Autor: Roberta Borges
Páginas: 93
Formato: 14 x 21 x 1,2 cm
Preço: R$ 51,00
20% do valor arrecadado serão destinados ao Instituto Árion
ISBN: 978-65
Barros Editora Inclusiva
Lançamento
Dia 03/04
Horário – 19h
Local: UNIBES Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 (Metrô Sumaré) – São Paulo
Acesso grátis: https://encurtador.com.br/enCJK