O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado na Rua Haroldo Candemil Valim, no Bairro Santa Rosa, em Taquara, no Rio Grande do Sul, registrou na madrugada desta quarta-feira (06) a queda de um meteoro em Porto Alegre, capital do Estado. Não há informações sobre vítimas ou danos.
De acordo com informações dos astrônomos, o meteoro queimou ao entrar na atmosfera terrestre e foi totalmente extinto a 40 km de altitude sobre a capital.
Informações do Observatório Espacial Heller & Jung revelam que o meteoro “fireball” passou por entre as nuvens por volta das 02h15min (horário de Brasília) e, apesar do céu nublado em Porto Alegre, foi possível ver o brilho intenso dele.
A passagem do meteoro por Porto Alegre durou cerca de três segundos, o suficiente para ficar registrado na história da astronomia no Rio Grande do Sul.
Os astrônomos ainda não sabem informar de qual corpo celeste o fragmento (meteoro) pertencia, podendo fazer parte de algum asteroide, ou mesmo de um comete ainda desconhecido.
Com informações das Agências Estado e Brasil