Você lembra da Oettinger? É a marca alemã que se tornou especialista em extrair o máximo de desempenho dos esportivos da Volkswagen, especialmente o Golf, e tem representação no Brasil desde 2014, onde também vende o Jetta. Na Europa, a casa apresentou uma nova opção de visual para as versões mais esportivas do Golf, que começam no GTD turbodiesel, passam pelo GTI e seus derivados e chegam até o endiabrado R.
À primeira vista, nota-se logo o kit aerodinâmico, composto por spoilers, saia e extrator traseiro em fibra de carbono. O visual do hatch fica assentado no chão e combina bem com os pacotes de preparação oferecidos pela empresa, cujo trabalho é coberto por garantia de dois anos ou 50 mil km.
Tudo é funcional, o novo kit foi testado à exaustão em túnel de vento. O difusor traseiro ajuda a controlar a turbulência aerodinâmica por baixo do carro em conjunto com o spoiler dianteiro. O novo spoiler acima do vidro traseiro completa a lista de alterações aerodinâmicas. Se você quiser, a companhia também tem kit de rodas, que no GTI oferecido no Brasil chegam ao aro 19.
Como de costume da Oettinger, as alterações sempre vão além da mera imagem. O sistema de escapamento também é novo e chega a oferecer quatro saídas no GTI. O diâmetro do cano é o mesmo em todos, são largos 84 mm, enquanto a sonoridade muda igualmente. Segundo a Oettinger, o objetivo foi dar uma nota mais agressiva, o que se torna ainda mais forte no Golf R, o único que adiciona uma válvula de controle para restringir ou liberar o ronco. Depende do momento.
Torcemos para o novo Kit chegar logo no Brasil, especialmente se ele vir combinado com os 290 cv extraídos do Golf GTI após passar pelas mãos da Oettinger. Estamos falando de um hatch capaz de ir de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e alcançar os 256 km/h. Lembrando que a importadora responsável pela companhia, a Strasse, também é a reprentante da Brabus por aqui (testamos com exclusividade o Brabus 620, um CLS de 620 cv)
Um pouco da história da Oettinger
A experiência da Oettinger com a Volkswagen já contabiliza mais de 70 anos de história. Tudo começou quando o criador da empresa, Gerhard Oettinger (1920-1997), aplicou a mecânica do Porsche 356A em seu Fusca para competir em ralis. Além de ser especializado na engenharia de propulsores, Oettinger serviu durante a Segunda Guerra na fábrica de motores de avião da Daimler.
Sediada em Friedrichsdorf, arredores de Frankfurt, a companhia nunca mais largaria mão dos VW. Nos anos 1970, foi a vez do especialista se dedicar a extrair cinco cavalos extras do seu Golf de primeira geração, que passou a gerar 75 cv, um começo humilde, mas logo chegou o Golf GTI e Gerhard começou a trabalhar mais forte na afinação de motor. Hoje em dia, a Oettinger tem registro de fabricante automotivo na Alemanha, uma prova de que ela é mais do que uma simples preparadora.