Campo Grande (MS) – A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza neste mês de novembro três oficinas de artesanato no Estado visando o aperfeiçoamento profissional dos artesãos do interior e da capital. Participam em média 15 pessoas em cada oficina, pelo projeto Artesania.
O projeto Artesania MS tem como objetivo instalar núcleos de produção artesanal nos municípios de MS, de acordo com o potencial de cada município, resgatando os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
O Projeto atua em etapas que podem ou não serem desenvolvidas no mesmo Núcleo produtivo, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada um. Antes de realizar as oficinas, as técnicas da Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais realizam visita técnica a fim de construir um diagnóstico da realidade em que estes se encontram, e após alinhar qual ação será eficaz para o fomento da produção.
A Oficina de Crochê Amigurumi, com Alexandra Ferreira Sampaio, vai acontecer de 04 a 08 de novembro no Centro de Triagem Anizio de Lima, em Campo Grande.. A Oficina de Macramê, com Janaina Bassi Gaffuri, vai ser de 04 a 08 de junho, em Nova Andradina, na Rua Walter Hubacher, 1249 e a Oficina de Costura Criativa com Luiz Gugliatto vai ser no município de Rio Brilhante, no Estabelecimento Penal Feminino da cidade.
O projeto Artesania visa empreender a curto e médio prazo numa fonte local de trabalho e renda sustentável. Tem contribuído com a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados para se colocarem no mercado competitivo.
Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, Katienka Klain destaca que o Projeto Artesania, existente desde 2007, tem como função principal incentivar a produção artesanal. “O projeto criou vários núcleos produtivos e garante a manutenção da qualidade do artesanato. É fundamental para o desenvolvimento artesanal do Estado, pois incentiva e preserva o modo de fazer sul-mato-grossense”.
As Oficinas técnicas são compostas pelo Programa de Capacitação, para promover o conhecimento relacionado ao manejo das técnicas artesanais tradicionais do MS, utilizando as matérias-primas abundantes nas regiões envolvidas e pelo Programa de aperfeiçoamento/reciclagem, para melhorar o conhecimento dos artesãos no manejo das técnicas artesanais; no aperfeiçoamento dos processos de produção e no melhor aproveitamento ou inserção de novas matérias-primas de núcleos de artesanato já em produção.
Para alinhamento de ações e interesse em realizar o Projeto Artesania/MS no seu município, entre em contato com a Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais pelos canais: artesanato.fcms@gmail.com e (67) 3316.9107.