Onça-parda submetida a cirurgia inovadora no HVU é devolvida à natureza

Após nove meses da realização de cirurgia no Hospital Veterinário da Uniube, a onça-parda foi reintegrada ao seu habitat natural.

Foto: Divulgação

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu em fevereiro desse ano, uma onça-parda resgatada pelo Corpo de Bombeiros após um atropelamento em Campos Altos, no Alto Paranaíba. Com aproximadamente 2 anos e 20 quilos, o animal apresentava uma fratura severa no fêmur esquerdo, necessitando de cirurgia imediata e especializada. Com uma equipe de professores, médicos-veterinários e alunos, ela passou por uma cirurgia inovadora com uso de Biovidro, um material que acelera a consolidação óssea, essencial para a recuperação de fraturas graves.

Após o tratamento inicial, a onça seguiu para o CETAS/MG, do Instituto Estadual de Florestas, onde passou por uma reabilitação completa, com foco na readaptação e fortalecimento muscular para a vida selvagem. Com um colar de monitoramento, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, onde será acompanhado de perto pelos especialistas para garantir sua readaptação e segurança. A iniciativa, fruto da colaboração entre o Governo de Minas, o Ibama e a Uniube, demonstra um compromisso compartilhado com a preservação da fauna e a proteção dos animais silvestres no estado.

Foto: Divulgação

Desde a chegada da onça-parda ao Hospital Veterinário da Uniube (HVU), a equipe de profissionais dedicou-se intensamente aos cuidados especializados necessários para sua recuperação. Por tratar-se de um animal de vida livre, não criado em cativeiro, foram adotadas medidas específicas de manejo, incluindo isolamento rigoroso no Setor de Animais Silvestres, práticas cuidadosas de contenção física e química, e um manejo alimentar adequado, sempre visando preservar o bem-estar do animal e minimizar o tempo de internação. Essas estratégias foram essenciais para uma rápida recuperação, levando a um processo de reabilitação que culminou na bem-sucedida soltura da onça-parda. A equipe, composta por bolsistas, aprimorandos, médicos-veterinários e docentes, celebra com grande alegria o retorno do animal ao seu habitat natural, um marco significativo na missão do HVU de preservação e cuidado de grandes felídeos”, comemora o médico-veterinário, responsável pelo setor de animais silvestres do HVU, Cláudio Yudi.

Clique aqui e relembre o caso.

Assista o minidocumentário produzido pelo Ibama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo