Faz quase três anos que Danilo Reis possui um Ford Ka na garagem. Acompanhando as inovações tecnológicas do mercado, ele percebeu que o seu antigo Chevrolet Classic já não atendia mais às suas expectativas. Dessa forma, o proprietário decidiu apostar na versão SE 2015 do hatch. Hoje ele já rodou 21.800 km com o carro, equipado com um motor 1.0 de 85 cv. Confira as opiniões dele.
Quando você comprou? Quanto tempo demorou para receber?
Comprei o carro há dois anos e sete meses. Demorei aproximadamente uma semana para recebê-lo.
Qual versão você comprou e por quê?
A versão adquirida foi a SE Plus. Ela oferece alguns itens de conforto a mais que atendiam as minhas expectativas, como serviço de emergência (em caso de colisão, um celular faz uma chamada pedindo socorro), o que geralmente não é oferecido em carros de entrada.
Qual carro você tinha antes e quais são as principais diferenças em relação ao Chevrolet Classic?
Antes do Ford Ka, eu possuía um Chevrolet Classic. Como o próprio nome sugere ele se tornou um clássico por não evoluir em design e tecnologia, não acompanhando o desenvolvimento do mercado automobilístico brasileiro. Este foi um fator determinante para escolha do modelo. Em relação ao Ka, o meu carro anterior não tinha muitos recursos tecnológicos como ABS, controle de aceleração em curva, comandos no volante e de voz.
Você se interessou por outros modelos? O que pesou na decisão final?
O up! TSI era uma outra opção que considerava, mas o alto preço e as linhas retas do pobre painel me fizeram desistir desse.
Instalou algum acessório ou opcional?
Instalei os frisos laterais e o farol de neblina.
Como foi o atendimento na concessionária?
As concessionárias de Salvador no geral representam bem a marca, mas acabei mudando para uma outra por qualidade de atendimento e transparência. Quando eu fui fazer a revisão do carro, a concessionária incluiu um serviço e não me informou, ao ir em outra loja da Ford descobri que o valor da revisão era menor.
Quanto pagou no carro? Teve desconto ou brindes na negociação?
O valor pago na época ficou em torno de R$ 43 mil, consegui desconto e emplacamento.
Quantos quilômetros já rodou?
Já rodei 21.800 km.
O carro apresentou algum tipo de problema?
Alguns problemas característicos de carro com muitos componentes plásticos (barulhos e ruídos), mas ao procedimento criado pela Ford foi aplicado e o problema sanado. O forro das portas que soltou em ambos os lados também foi trocado na garantia.
Pontos Positivos
O motor 12v possui 85 cv de potência e tem um excelente rendimento e economia. O espaço interno é muito bem aproveitado e há assistente de subida em rampa, EBD, CBC e sistema de som de qualidade, com recurso de emergência em caso de acidentes.
Pontos Negativos
Porta-malas pequeno, luminosidade do farol baixa, muitos componentes plásticos e marcha muito curta para um carro de 85 cv de potência.