Osasco (SP) – Existem dias em que o resultado não vem, mas o time pode sair de quadra de cabeça erguida. Essa foi a tônica do duelo entre Osasco Audax/São Cristóvão Saúde x Itambé Minas nesta terça-feira (3), no ginásio José Liberatti. As mineiras venceram por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 14/25, 25/14 e 25/23, em 1h48min, mas as osasquenses fizeram uma partida digna de um time que tem camisa, raça e coração. Agora, encerra a fase de classificação da Superliga Banco do Brasil na próxima terça-feira (10), diante do Valinhos. O adversário do playoff das quartas de final já está definido, será o Sesi Bauru.
Mesmo desfalcado de Jaque (poupada em função de uma contratura na musculatura cervical), que tem sido uma das principais jogadoras de Osasco na temporada, o time mostrou uma postura diferente em relação à última rodada, quando foi superado pelo Dentil Praia Clube. “Nossa energia foi muito mais positiva. A verdade é que treinamos muito, muito e muito e acredito que o nosso desenvolvimento vai começar a aparecer cada vez mais, especialmente agora na fase decisiva, contra o Bauru. E para os playoffs, vamos treinar mais, mais e mais”, afirmou a oposta sérvia, que foi a maior pontuadora osasquense, com 19 acertos.
A levantadora Roberta também destacou o astral da equipe. “Eu não gosto de usar o termo ‘esse jogo não valia nada’, mas em termos de classificação para o playoff, nossa situação já estava definida. Mas nós sabíamos do valor em termos de buscar segurança e melhorar em alguns quesitos. E acredito que conseguimos. Entramos com uma postura melhor e isso ajudou nas nossas atitudes. Jogamos mais soltas”, analisou a capitã, destaque no saque, com quatro aces e um total de seis pontos.
Roberta também falou da parte técnica e tática. “Tocamos mais no bloqueio e defesa diante do Minas. Contra Praia não fomos bem e mesmo assim acho que já melhoramos no bloqueio/defesa. Acredito que crescemos nesse ponto. Infelizmente não deu para bater o Itambé, mas gostei de ver nossa postura no saque, bloqueio e defesa, o time lutando a cada ponto. O que fica é isso, a atitude da equipe”, completou.
O jogo – Osasco fez um bom primeiro set e jogou de igual para igual contra o forte time do Minas. Depois de ver o rival abrir quatro pontos (9/5), as comandadas de Luizomar reagiram e Vanessa empatou no 12/12. Sacando bem e com Bjelica eficiente no ataque, o Audax passou à frente com uma largada de Ellen (14/13). O jogo seguiu pegado até a reta final, quando as mineiras conseguiram desgarrar no placar. O treinador osasquense pediu tempo quando as adversárias marcaram 20/18 e colocou Kika em quadra para ajudar no passe. Mas, apesar das tentativas, que ainda contou com as entradas de Casanova e Pri Heldes na inversão, o Itambé segurou a ponta e fechou em 25/20.
Ellen explorou o bloqueio e fez 9/8 no início do segundo set. Foi quando Roberta seguiu para o saque. A levantadora só saiu da linha de serviço com o placar em 15/8, com direito a quatro aces nos seis pontos seguidos marcados por Osasco. Ellen também detonou no saque. Após três pontos seguidos com a ponteira servindo, o Audax/São Cristóvão Saúde encaminhou a vitória com 20/9 no placar. E ela veio com um bloqueio simples de Roberta: 25/14 e 1 set a 1.
Tudo que deu certo no segundo set, deu errado no terceiro. Osasco não conseguiu repetir o bom desempenho e cometeu erros na recepção e contra-ataque que determinaram o resultado. Com isso, o Minas dominou a parcial. Luizomar tentou de tudo. Gastou os dois pedidos de tempo logo no início para arrumar a casa (no 2/6 e 4/10), mas não deu certo. Também promoveu as entradas de Kika, Casanova e Pri Heldes, também sem resultado. Com isso, as adversárias conseguiram devolver o placar da parcial anterior e ganharam por 25/14.
Osasco voltou para o jogo no quarto set. Jogando de igual para igual, equilibrou a parcial. Bia garantiu o empate em 6/6 no bloqueio simples e, depois, no 13/13 repetiu a dose. Após longo rali, marcado por grandes defesas de Camila Brait, Bjelica atacou e Osasco ganhou o ponto graças à marcação de toque na rede (17/18). Novo empate, 18/18, veio com mais uma falha adversária depois de uma pancada da oposta sérvia. Bia, no bloqueio, virou o jogo (21/20). Mas, na reta final, as mineiras foram mais eficientes e venceram por 25/23.
O Vôlei Osasco-Audax jogou com Roberta (6), Bjelica (19), Bia (7), Mara (5), Ellen (15), Vanessa Janque (7) e a líbero Camila Brait. Técnico: Luizomar de Moura. Entraram: Casanova (1), Pri Heldes, Kika.
O Itambé Minas jogou com Macris, Sheilla (5), Carol Gataz (18), Acosta (14), Rabadzieva (7), Thaisa (21) e a líbero Léia. Técnico: Nicola Negro. Entraram: Bruna Honório (8), Kasiely (3) Lana (1), Bruna Costa, Vivian.
Time da temporada 2019/20 – O Osasco Audax/São Cristóvão Saúde montou um time competitivo na temporada 2019/2020, com os patrocínios de Audax, Bradesco, iFood, São Cristóvão/Saúde, Reserva Raposo, EcoOsasco e Hummel, além do apoio da Prefeitura de Osasco. Entre os nomes consagrados estão Bia, Mara e Roberta, trio que auxiliou o Brasil a conquistar a vaga para a Olimpíada de Tóquio. Outro destaque é a líbero Camila Brait, que segue na equipe e, após grande desempenho na temporada passada, está de volta à seleção brasileira. Quem retornou ao time é a bicampeã olímpica Jaqueline.
A cubana Heidy Casanova e a sérvia Ana Bjelica são as estrangeiras contratadas para a temporada 2019/20. A atacante da Sérvia já é conhecida da torcida e volta para defender Osasco após jogar pelo clube na temporada 2016/17. A equipe conta ainda com nomes conhecidos do cenário nacional como Ellen Braga, Vanessa Janke, Pri Heldes e Fernanda Tomé, além de jovens atletas como Adriani Vilvert, Amanda Sehn, Karyna Malachias e Kika.
SUPERLIGA 2019/20 – 2° TURNO
17/01 – São Cristóvão Saúde/São Caetano 1 x 3 OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE
24/01 – Pinheiros 1 x 3 OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – São Paulo
28/01 – OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE 3 x 0 Curitiba Vôlei – Osasco
04/02 – OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE 3 x 1 Fluminense – Osasco
07/02 – OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE 0 x 3 São Paulo/Barueri – Osasco
11/02 – Sesc/RJ 3 x 1 OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – Rio de Janeiro
15/02 – OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE 0 x 3 Sesi Vôlei Bauru – Osasco
20/02 – OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE 3 x 1 Flamengo – Osasco
28/02 – Dentil Praia Clube 3 x 0 OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – Uberlândia
03/03 – OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE 1 x 3 Itambé Minas – Osasco
10/03 – 21h30 – Valinhos x OSASCO AUDAX/SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE – Valinhos (Canal Vôlei Brasil)
1° TURNO
12/11 – VÔLEI OSASCO/AUDAX 3 x 0 São Cristóvão Saúde/São Caetano – Osasco
16/11 – VÔLEI OSASCO/AUDAX 3 x 1 Pinheiros – Osasco
19/11 – Curitiba Vôlei 0 x 3 VÔLEI OSASCO/AUDAX – Curitiba
26/11 – São Paulo/Barueri 2 x 3 VÔLEI OSASCO/AUDAX – Barueri
29/11 – VÔLEI OSASCO/AUDAX 2 x 3 Sesc/RJ – Osasco (Sportv)
06/12 – Sesi Vôlei Bauru 2 x 3 VÔLEI OSASCO/AUDAX – Bauru
11/12 – Fluminense 2 x 3 VÔLEI OSASCO/AUDAX – Rio de Janeiro
13/12 – Flamengo 2 x 3 VÔLEI OSASCO/AUDAX – Rio de Janeiro
21/12 – VÔLEI OSASCO/AUDAX 1 x 3 Dentil Praia Clube – Osasco
10/01 – Itambé Minas 2 x 3 VÔLEI OSASCO/AUDAX – Belo Horizonte
14/01 – VÔLEI OSASCO/AUDAX 3 x 0 Valinhos – Osasco
Mais informações:
Osasco Vôlei TV: https://osascovoleitv.tvnsports.com.br/
Fan page: https://www.facebook.com/osascovoleibolclube/
Instagram: www.instagram.com/osascovoleibolclube/
Twitter: www.twitter.com/osascovc