No decorrer de quinta-feira (1º de outubro), nuvens de carregadas cresceram sobre o Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria.
Grandes nuvens com potencial para temporais se formam sobre a Região Norte e em alguns locais do norte de Mato Grosso. Mas a chuva cai em pequenas áreas e não resolve o problema de queimadas.
Outubro começou com muito sol, muito calor e ar bastante seco em quase todo o Brasil. Mas uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e por lá tem previsão de muitas nuvens e chuva forte. Só não deve chover no norte gaúcho, mas Porto Alegre por ter chuva forte.
Chove de forma passageira no litoral leste do Nordeste, desde o sul da Bahia até Natal.
Pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite em quase toda a Região Norte. O tempo fica seco no leste do Pará e no Tocantins.
Pode chover rapidamente à tarde em alguns locais do Sul de Minas Gerais, da Zona da Mata Mineira, do Sul Fluminense e no Vale do Paraíba e na Mantiqueira, em São Paulo.
Outubro começa com calor extremo sobre o Brasil
Uma forte e grande onda de calor continua atuando sobre o Brasil. Os efeitos deste sistema são sentidos especialmente no Centro-Oeste, no Sudeste e agora também no Sul do Brasil, onde ontem a temperatura passou dos 40°C no Paraná.
Nesta quinta-feira, 1 de outubro, temperaturas de 40°C a 44°C poderão observadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
As capitais São Paulo, Cuiabá, Campo Grande e Curitiba podem estabelecer novos recordes históricos de calor.
Alertas e riscos meteorológicos para hoje
Alerta para temporais no centro-oeste e sul do Amazonas. Nas outras regiões do Amazonas, no Acre, em Rondônia, Roraima, no centro-norte e oeste do Pará, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento.
Alerta para temporais no sul do Rio Grande do Sul. Na Grande Porto Alegre e no sudoeste gaúcho há risco de chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento por vezes fortes.
Situação de emergência para ar muito seco, com umidade relativa do ar abaixo de 12% no centro-sul de Goiás, em todo o Mato Grosso do Sul, no sul/sudeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, no oeste/noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no norte/noroeste do Paraná.
Mas em áreas do Curitiba, no sul do Paraná, no interior de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, a umidade no ar pode chegar a 30%.
Na maioria das áreas do interior do Sudeste, na maior parte do Centro-Oeste e do Nordeste, a umidade no ar nesta quinta-feira entre 10% e 20 %.