No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer no sexo feminino e a neoplasia mais comum entre as mulheres, sendo menos incidente apenas que o câncer de pele não melanoma. A estimativa é de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama somente em 2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para alertar sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, a Fundação do Câncer criou a campanha Outubro + Que Rosa, cujo slogan é: ‘Valorize a sua saúde, cuide de você’. “Quando se fala de outubro rosa, estamos focando não só no câncer de mama, mas na saúde da mulher em geral. Por isso, precisamos alertar as mulheres sobre a importância de se cuidar o ano inteiro, mantendo hábitos saudáveis, além de acompanhamento médico”, destaca a atriz e cantora Isabel Fillardis, embaixadora da campanha deste ano.
“Mulheres assintomáticas, entre 50 e 69 anos, devem fazer mamografia a cada dois anos. Além disso, recomenda-se a realização de consultas regulares e o exame clínico das mamas que, muitas vezes, são deixados de lado”, alerta Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer.
Além do câncer de mama, outros tipos de câncer mais incidentes nas mulheres são o do colo do útero, com estimativa de 16.700 casos; o colorretal, com 20 mil casos novos; e o câncer de pulmão, que responde por mais de 12 mil casos a cada ano, no triênio 2020-2022, segundo o Inca.
A campanha
Como foco em conscientizar a população sobre o tema, a campanha Outubro + Que Rosa ganhou um nome de peso: o da atriz e cantora Isabel Fillardis, que participa de uma série de vídeos para as redes sociais, com perguntas relacionadas à doença e saúde da mulher, que serão respondidas pelo diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, e os consultores médicos da instituição, Alfredo Scaff e Flávia Miranda.
A campanha deste ano tem quatro principais mensagens: não adiar as consultas; fazer os exames preventivos; manter hábitos saudáveis e não fumar. Cada um desses temas será visualizado em posts para as redes sociais, WhatsApp Card, Wallpaper e Stickers para WhatsApp. “Essa ação está mais voltada para o ambiente digital para atingir um número maior de pessoas e para que a informação chegue com facilidade para quem tem o dia muito corrido. É fundamental divulgar informações importantes para prevenção do câncer de mama e a promoção da saúde da mulher”, descreve Alfredo Scaff.
Dentre as ações previstas para o mês estão a palestra do diretor executivo da Fundação para os colaboradores da concessionária Ecoponte, roda de conversa virtual para os colaboradores da empresa Furnas e entrevistas com os especialistas da instituição.