Nesta sexta-feira (22), os produtores rurais que participaram do Showtec 2016, receberam orientações sobre a adoção de indicação geográfica (IG) nos produtos e suas vantagens para agregação de valor e incremento no investimento feito pelo mercado consumidor. No Brasil, 55 produtos possuem IG, sendo 47 de fabricação nacional.
“O conceito de indicação geográfica é reconhecido internacionalmente e garante a origem e qualidade do produto para um mercado cada vez mais exigente”, apontou o representante do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), Márcio Alexandre Diório Menegazzo.
Em Mato Grosso do Sul, dois produtos possuem IG: o mel do Pantanal e a lingüiça de Maracaju. Segundo Menegazzo, a farinha de Anastácio e o porco monteiro são exemplos de produtos que podem ganhar valor se os produtores se unirem para adoção do selo de indicação geográfica.
Menegazzo exemplificou os ganhos da região do produto com indicação. No Vale dos Vinhedos, após cinco anos da adoção do IG, houve valorização de 500% nas propriedades rurais. O palestrante citou alguns produtos internacionais que já possuem o IG como o vinho do Porto, de Portugal, o champagne, da França, o presunto de parma e o parmesão, da Itália, a tequila, do México, e o charuto, de Cuba.
Sobre o Showtec
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
Fonte: Sato Comunicação