Palestrantes alertam para condições climáticas e econômicas da próxima safra no Soja Brasil

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A disseminação de conhecimento foi um dos grandes objetivos do fórum de encerramento do Soja Brasil, evento que aconteceu na quinta-feira (7) e celebrou a finalização da safra 2015/2016 na cidade de Maracaju, sudoeste de Mato Grosso do Sul. Além de pesquisadores premiados, o evento ainda contou com a participação de palestrantes que falaram sobre as perspectivas econômicas e climáticas para o próximo ciclo.

O primeiro a palestrar foi o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Ele abordou questões ligadas aos fenômenos El Niño e La Niña, além de falar sobre o prognóstico do clima para o País e Mato Grosso do Sul durante o desenvolvimento do milho.

Clima

Oliveira, que é mestre em Agronomia pela USP (Universidade de São Paulo), explicou que é preciso ter cautela na centro-sul do País. “Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul têm previsão de chuvas mais frequentes no início da primavera, mas no final da estação essas chuvas começam a ficar mais espaçadas, aumentando o risco de estiagens durante o verão”, detalha.

“Já se olhar a realidade de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Matobpiba (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as chuvas serão um pouco irregulares no início da primavera, porém, depois, essa chuva se regulariza e aí o alerta fica para a colheita: há risco de invernada (inverno muito intenso) durante a colheita da próxima safra”, finalizou.

Economia

O segundo palestrante da noite foi o engenheiro agrônomo Ivan Wedekin, que ao longo de sua carreira se especializou em economia e agronegócio. Atualmente, é presidente da Câmara de Crédito e Comercialização do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Além de situar o país e o Estado no ranking de produtividade e exportação de produtos agrícolas, Wedekin forneceu dicas valiosas aos participantes de enfrentamento da crise, entre elas, as seguintes informações:

“Os 7 Mandamentos da Agricultura em para 2016/2017”

1 – Gerencie o caixa

2 – Revise processos e racionalize custos

3 – Agregue valores e conquiste novos mercados

4 – Ninguém manda no câmbio, desconfie dele

5 – Produtor não é especulador, trave sua safra

6 – Tecnologia sempre, aposte nisso

7 – Só cresce quem investe, inclusive em conhecimento

Premiação

A noite ainda foi marcada pela premiação dos ganhadores do Concurso Cultural Personagem Soja Brasil. O pesquisador Carlos Alberto Arrabal Arias, da Embrapa Soja, foi premiado na categoria Pesquisador. Na categoria Produtor Rural, o homenageado foi o agricultor Mauricio de Bortolli, de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. E, na Votação Popular, o sojicultor de Rio verde/GO, José Roberto Brucelli, foi o premiado.

Participantes que desejam ter acesso ao certificado de presença no fórum podem acessar o documento a partir da próxima semana. Os certificados estarão disponíveis a partir da segunda-feira (11) no site: gatheros.com/evento/forum_encerramento_soja_brasil_safra_2015_2016/.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo