A direção da Panasonic no Brasil anunciou na tarde desta quarta-feira (11) o fechamento de sua fábrica no Polo Industrial de Manaus, no Estado do Amazonas, responsável pela produção de televisores. A produção de áudio residencial também será afetada.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Empresa Panasonic, cerca de 130 trabalhadores deverão ser demitidos. As demais fábricas no país, responsáveis pela produção de geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar roupas, produtos automotivos e componentes eletrônicos permanecerão funcionando normalmente.
Ainda segundo a assessoria da Panasonic, a decisão de encerrar suas atividades em Manaus (AM) “segue uma estratégia global, com foco na sustentabilidade do negócio, criando uma oportunidade para outras frentes”.
Além de Manaus, a Panasonic possui fábrica de geladeiras e máquinas de lavar roupa em Extrema (MG), Pilhas, em São José dos Campos (SP) e um escritório administrativo em São Paulo.
As crises política e econômica que atualmente atingem o Brasil são responsáveis pelo fechamento de empresas e indústrias e, sobretudo, pelas demissões de centenas de trabalhadores e operários.
A fábrica da Sony em Manaus encerrou suas atividades em setembro do ano passado e a marca foi vendida à Mondial. A LG encerrou suas atividades em abril deste ano e a Canon anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil em junho deste ano.
A montadora de veículos Ford anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil em fevereiro, provocando pânico no mercado automobilístico.
Com informações das Agências Brasil e Estado