Descobrir paixões e ingredientes é a paixão dos especialistas do Pão de Açúcar. Para trazer um pouco desse universo aos clientes, a rede criou uma campanha que abordará a culinária de vários países, através da “Sabores do Mundo”. Com oito semanas de duração, a ação, que começa no dia 8 de abril e termina em 2 de junho, permitirá aos clientes conhecer produtos e curiosidades de diferentes países como Portugal, Itália, França, Espanha, Argentina, Japão e China.
Cada semana da Sabores do Mundo será focada em um país, com exceção de Itália e da França que terão duas semanas cada. O primeiro a ganhar destaque é Portugal. Os especialistas do Pão de Açúcar foram ao país lusitano buscar as particularidades e os melhores produtos que remetem o universo da gastronomia da região. Cada item foi cuidadosamente selecionado para que o cliente encontre nas lojas os melhores produtos típicos da culinária portuguesa, como o tradicional bacalhau, além de vinhos, azeites, queijos, chouriço, linguiça, presunto, sardinhas, entre outros. Os clientes terão ainda a oportunidade de conhecer e degustar receitas alusivas aos países participantes da ação por meio do projeto itinerante “Pitadas ao Vivo”. O projeto, que teve início em fevereiro deste ano, visita as lojas da rede com um Chef convidado, que faz e ensina receitas, em um carrinho equipado com cooktop, frigobar e espaço para a exposição dos itens utilizados nas receitas, além de dar dicas de como harmonizar com a bebida mais indicada para cada prato. Durante o período do Sabores do Mundo, os Chefs convidados farão receitas alusivas aos países participantes.
Com criação da agência Havas, a ação será apresentada ao cliente por meio de filme em TV fechada e canais digitais durante o período em que acontece. De uma forma bem contemporânea e moderna, o filme, de 30 segundos de duração, começa mostrando caixas de madeira, revelando os países participantes da Sabores do Mundo. São intercaladas ainda cenas de pratos tradicionais das culinárias desses países, bem como a sua preparação – um exemplo é o molho de tomate, típico italiano, que é preparado e servido com uma massa enquanto o locutor fala sobre a paixão dos especialistas do Pão de Açúcar em descobrir novos ingredientes. Além disso, a campanha serve como um convite para o cliente ir à loja conhecer novos sabores. “O filme Sabores do Mundo resgata a vocação do Pão de Açúcar que sempre foi uma referência em gastronomia, além de trazer conteúdo e despertar o interesse do consumidor. Um prazer fazer parte deste projeto. Aprendi muito, não só com os especialistas, mas com cada lugar, com as pessoas, com a cultura de cada alimento”, conta Paula Junqueira, Diretora de Criação Havas.
Além do filme, a ação contará com revistas colecionáveis que trarão a gastronomia, principais características e ingredientes mais usados em cada país. As publicações também trarão depoimentos dos especialistas da rede, além de ofertas de produtos. A Sabores do Mundo também contará com uma ajuda especial, por meio do “Você é o Especialista”, em que clientes serão convidados a enviar receitas alusivas à culinária espanhola e a selecionada será veiculada na revista quinzenal do Pão de Açúcar, “Pitadas”.
A ação faz parte do calendário da rede para 2016, que tem como tema principal “Pão de Açúcar: Especialista em fazer você feliz”. “As ações e comunicação apresentadas neste ano sintetizam, portanto, a essência da marca e remetem a uma história de estudos, atenção e dedicação para trazer serviços e atendimento diferenciados, além de um portfólio especial de produtos e ingredientes nacionais e importados selecionados para nossos consumidores que tem interesse no universo gastronômico”, conta Damiano Sanna, Gerente Geral de Marketing do Pão de Açúcar.
Os primeiros filmes da campanha “Pão de Açúcar: Especialista em fazer você feliz”, que começou em fevereiro, estão centrados em três categorias de produtos das quais o Pão de Açúcar é referência: vinhos, queijos e cafés. Para cada um deles, um dos especialistas da rede mostra um pouco do trabalho de curadoria de sortimento, passando pela atenção ao relacionamento com fornecedores e produtores e pelo cuidado na seleção de produtos. “Na campanha “Especialista”, foram trabalhadas duas linguagens: a documental e a gráfica. O filme Sabores do Mundo vem com uma carga mais gráfica e com muito appetite appeal. Já os filmes com foco nos especialistas, é cinematograficamente documental, mostrando um universo que é de verdade, com seres humanos reais e que trabalham com aquilo que de fato conhecem e são apaixonados. Essas são duas linguagens que venho me dedicando profundamente nos últimos dois anos”, reforça o Diretor de Cena da YourMama, Ale Cassulino.
Confira abaixo os períodos que cada país terá seu destaque:
08 a 14/04 – Portugal
15 a 28/04 – Itália
29/04 a 12/05 – França
13 a 19/05 – Espanha
20 a 26/05 – Argentina
27/05 a 02/06 – Oriente (Japão e China)
Ficha Técnica
Cliente:
Título: Queijos e Sabores do Mundo
Produto:Institucional
Duração: 30”
Diretor Geral: Rodrigo Corbari
Direção de Criação: Paula Junqueira / Xan Arakawa
Criação: Flavia Coelho / Mauricio Kumazawa / Kika Reichert / Paula Junqueira / Xan Arakawa.
Diretora de atendimento: Fernanda Modena
Atendimento: Daniela Oi / Isabella Peretto
Aprovação cliente: Damiano Sanna / Ana Paula Turco
Produção de RTV: Wellington Azeituna / Elizabeth Gonçalves
Produtora de Imagem: Yourmama Films
Produtor Executivo: Carlos Guedes / Mayra Auad
Coordenador de Produção: João da Terra / Beatriz Morgado
Direção: Alessandro Cassulino
Assistente de Direção: Júlia Cruz
Assistente de Atendimento: Ivana Cristina / Patrícia Caldas
Coordenador de Pós Produção: Rodrigo Parente
Direção de Fotografia: Carlos Zalaisak
Gerentes de Projetos: Doca Sander / Maira Massullo
Montagem: Gabriel Xavier
Cor: Psycho
Finalização: Cristiane Caffaro
Produtora de som: Panela Produtora
Produção de trilha: Daniel Galli / Filipe Trielli
Produção Executiva: Cristiano Pio de Almeida
Coordenação de Estúdio: Chandra Lima
Técnico de Som: David Mazuca / João Carlos Vasconcellos
Atendimento Produtora: Cristiano Pio de Almeida / Chandra Lima
Fonte: DV Comunicação