Dois paraquedistas morreram na tarde deste domingo (06/12), por volta das 17h35min (horário de Brasília), durante uma competição de salto duplo que estava sendo realizada no município de Vera Cruz, a 432 km de distância da cidade de São Paulo (SP).
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de São Paulo, o acidente aconteceu quando o instrutor, identificado como sendo V. P., de 36 anos, saltava com um rapaz de 26 anos, identificado pelas iniciais M. S.
Amigos do instrutor disseram que ele era um paraquedista bastante experiente e que já havia realizado inúmeros saltos, inclusivo duplos, e que até o momento não houve registro de acidentes e/ou falhas nos equipamentos.
Informações preliminares revelam que o acidente aconteceu no Aeroporto de Vera Cruz, durante uma competição de saltos. A queda dos dois rapazes ocorreu no final da competição, quando V. P. e M. S. realizavam o último salto.
Logo após o acidente funcionários do aeroporto acionaram o Corpo de Bombeiros e as Polícias Civil e Militar, que rapidamente enviaram equipes e ambulâncias para o local.
Testemunhas que assistiam aos saltos disseram que as duas vítimas saltaram e um avião e que o paraquedas chegou a abrir, mas que logo depois ambos começaram a cair rodopiando. O instrutor teria tentado abrir o equipamento reserva, mas não conseguiu fazê-lo em tempo hábil.
A queda dos dois paraquedistas ocorreu próximo a uma chácara, a uma distância de aproximadamente 800 metros do local programado para o pouso.
Segundo informações de um dos bombeiros que atendeu a ocorrência, as causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas elas já estão sendo investigadas pelas autoridades policiais competentes.
Ainda de acordo com esse bombeiro, as duas vítimas sofreram fraturas por todo o corpo e esmagamento do crânio e do tórax. Ambos morreram na hora.
Os coordenadores do evento esportivo não quiseram falar com a imprensa, mas um funcionário do aeroporto disse que eles deverão conceder uma entrevista coletiva assim que a ocorrência foi registrada.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP